TRE começou o julgamento do recurso de Nabor Wanderley, cujo desfecho deve acontecer na próxima segunda-feira.

By | 22/09/2016 7:30 pm

Depois que o procurador eleitoral, Dr. João Bernardo da Silva, entregou o seu parecer em que se manifesta pelo DESPROVIMENTO do recurso apresentado pelos candidatos Nabor Wanderley e José Lacerda, o relator a quem o processo foi distribuído, juiz Dr. Ricardo da Costa Freitas, apresentou-o para julgamento do pleno, na tarde desta quinta-feira, 22 de setembro. Após o relator apresentar o seu voto favorável à aceitação do recurso, o juiz convidado, em seguida, para proferir o seu voto, Dr. Emiliano Zapata, pediu vistas ao processo para um exame mais profundo. Concedidas as vistas, foi marcada uma nova sessão de julgamento para a próxima segunda-feira, às nove horas da manhã, segundo informações colhidas pelo jornalista Adilton Dias. No caso, falta o pronunciamento dos outros seis juízes eleitorais com assento no Tribunal Regional Eleitoral. Em tese, cada juiz formula seu entendimento pessoal sobre o assunto em discussão, podendo seguir o entendimento de outros colegas ou votar em sentido contrário. Ao final prevalece a decisão da maioria.

Vale ressaltar que, muito provavelmente, a decisão final vai ser proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, já que a tendência é que, qualquer quer seja a parte perdedora, esta recorrerá para o TSE. Com isso pode acontecer de as eleições serem disputadas com a candidatura da chapa peemedebista ainda “sub judice”.

De acordo com o art. 120, da Constituição Federal, “Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:

I – mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;

b) de dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;

II – de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo;

III – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.”

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “TRE começou o julgamento do recurso de Nabor Wanderley, cujo desfecho deve acontecer na próxima segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *