Governo Federal garante ramal do São Francisco para abastecer açude de Coremas

By | 11/12/2016 2:07 am

 

O Governo Federal deve iniciar em fevereiro de 2017 as obras um novo ramal do Projeto de Transposição do Rio São Francisco para abastecer o Vale do Piancó e municípios polarizados por Patos, beneficiando toda a região central da Paraíba, que também enfrenta graves problemas em decorrência da seca prolongada.

A informação é do senador Raimundo Lira (PMDB), que esteve na quinta com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, em audiência da qual participou o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional. “As obras somente seriam iniciadas em outubro, mas o ministro garantiu antecipá-las em pelo menos 180 dias”, disse.

Entrevistado na sexta à tarde à Rádio Tabajara, Lira resumiu aos ouvintes da emissora os resultados da audiência que ele e outros membros da bancada paraibana no Congresso Nacional mantiveram na tarde dessa quinta-feira (9) com Temer e Barbalho.

Além de Lira, foram ao encontro no Planalto os senadores Deca (PSDB) e José Maranhão (PMDB) e os deputados federais Wilson Filho (PTB), Efraim Filho (DEM), Aguinaldo Ribeiro (PP), Rômulo Gouveia (PSD) e Pedro Cunha Lima (PSDB). Ao final da reunião, durante a qual os parlamentares entregaram uma carta intitulada ‘A Paraíba pede socorro’, Temer anunciou a liberação de R$ 7 milhões para obras emergenciais em Campina Grande.

Lira adiantou que o novo ramal da Transposição na Paraíba vai recuperar o volume de água da sistema Coremas-Mãe d’Água, perenizando o rio Piancó e mantendo regular o fornecimento de água de Patos e região através da Adutora do Sabugi.

Se a extensão no Vale do Piancó for concretizada, a Paraíba contará com três entradas de águas franciscanas em vez das duas previstas inicialmente – Eixo Norte, que se conecta com a barragem de Engenheiro Ávidos (Cajazeiras), e o Eixo Leste, que trará água para Monteiro e de lá seguirá, via Rio Paraíba, até Campina Grande.

O senador Raimundo Lira prevê que o Ramal Piancó beneficiará 30 cidades e mais de 280 mil habitantes tanto no Vale do Piancó como no Vale das Espinharas, que emergencialmente contarão ainda com a instalação de adutoras de engate rápido.

O ministro da Integração Nacional ressaltou, durante o encontro, que ao todo o Governo Federal, sob a atual gestão, já investiu mais de R$ 1 milhão na execução de obras para atenuar a crise hídrica no interior da Paraíba.

(Rubens Nóbrega, no Jornal da Paraíba)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “Governo Federal garante ramal do São Francisco para abastecer açude de Coremas

  1. Pingback: Confira as notícias publicadas em 12.12.16 | CBHSF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *