4º Batalhão do Bombeiro Militar poderá enfrentar problemas pela localização na cidade de Patos (+)

By | 19/02/2017 4:09 am

 

Com obras em estado avançado, o 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), localizado no Jardim Lacerda, por trás do Centro de Distribuição dos Correios, Bairro Liberdade, em Patos, poderá enfrentar dificuldades quando entrar em funcionamento devido a localidade onde está sediado e seus acessos.

Um dos maiores problemas diz respeito a falta de vias de acesso e as saídas que sejam compatíveis com a necessidade que o 4º BBM almeja no momento de atendimento aos casos de urgência e emergência em que os caminhões e os soldados devem sair com o tempo resposta em suas nas ocorrências.

Além das ruas estreitas com seus problemas estruturais, o 4º BBM está ao lado da linha férrea que tem uma altura significativa e que impede a visão e a saída pela Rua Moacir Leitão, via mais larga do Jardim Lacerda e de acesso ao Bairro Belo Horizonte e adjacências. A saída pela Rua Inácio Fernandes será dificultada, pois a rua também é estreita. O 4º BBM terá uma única e apertada saída e com graves problemas de pavimentação.

Um muro construído para dar proteção aos galpões das empresas instaladas nas imediações, tais como Nordil, Correios, Água Mineral Indaiá, Engarrafamento Coroa e etc. também tirou a visão do prédio do 4º BBM. O muro está erguido em terrenos pertencentes ao próprio Engarrafamento Coroa que pretende expandir seus empreendimentos.

A redação do Patosonline.com teve acesso a documentos enviados pelo Engarrafamento Coroa aos órgãos do Governo do Estado da Paraíba dando conta da dificuldade da localização do prédio do 4º BBM e oferecendo um outro em melhor localização, mais terreno que o atual e com vias de acesso mais compatíveis a necessidade, no entanto, o Governo do Estado ignorou a oferta. O próprio redator desta notícia tentou intermediar e alertar o governo sobre o fato, mas recebeu informações que o projeto estava pronto e sem possiblidade de alteração.

Quando o terreno foi doado ao Governo do Estado da Paraíba, há mais de 12 anos, a localidade era quase que deserta, mas o progresso e os novos empreendimentos mostraram que a localidade não era a ideal para sediar o 4º BBM em tempos atuais. Houve, inclusive, indicações para que a obra do 4º BBM fosse transferida para às margens da BR 230, próximo a CEASA.

Ao mesmo tempo em que se comemora a tão sonhada obra e que foi fruto da árdua luta da sociedade exigindo das autoridades que dessem dignidade aos valorosos soldados do fogo com a construção de uma sede a sua altura, agora se percebe que a boa vontade do Governador Ricardo Coutinho (PSB) em atender a demanda pode dar a alegria da realização do sonho, porém numa localização incompatível para a grandiosidade do empreendimento devido a ignorar aos alertas dos doadores do terreno que ofereceram um outro diante de perceber o ato falho.

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

(+) Comentário do programaClaro que havia localizações melhores e a própria Coroa ofereceu outras alternativas. Mas não há problema, como bem lembrou João Grilo, que a engenharia não resolva. Se os moradores do bairro conseguem se deslocar, por que os bombeiros não conseguirão? Na Horácio Nóbrega se passa sobre a linha-de-ferro, sem problemas, principalmente agora que o trem não passa por aqui. Da mesma maneira em outros bairros da cidade. Pra tudo tem um jeito. Cabe agora, a quem entende do assunto, sugerir alternativas para minimizar os problemas ou até resolvê-los de todo. Só criticar não ajuda a construir. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *