Governo Municipal realizou audiência pública visando elaboração da LDO

By | 24/03/2017 9:24 pm

O Governo Municipal de Patos promoveu uma audiência pública, na noite desta quinta-feira, 23/03, no auditório do SAMU. A audiência pública tinha como objetivo levantar subsídios para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), obedecendo a uma orientação do Tribunal de Contas do Estado a todos os municípios.

 

A LDO define quais ações administrativas serão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e quais recursos serão destinados a cada uma delas. Ou seja, é com base na LDO que será elaborado Orçamento para o ano de 2018.

 

Estiveram presentes na audiência o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, secretários e técnicos de cada secretaria, o vereador Toinho Nascimento, diversos representantes das associações comunitárias do município e público em geral.

 

A mesa foi constituída pelo prefeito em exercício; o Secretário de Planejamento, Nilton Domiciano; o Secretário Executivo de Articulação Social e Orçamento Participativo, Vavá Marques; o contador do município, Rogério Lacerda Estrela Alves; e o presidente da UAC, José Ilton.

 

Aberta a audiência pública pelo prefeito Bonifácio Rocha, que passou a palavra ao contador Rogério Lacerda que fez uma explanação sobre o motivo da realização da audiência e sobre a importância da LDO para a elaboração do Orçamento Municipal. Em seguida foi dada a palavra às lideranças comunitárias e de associações da sociedade que haviam se inscrito, as quais tiveram oportunidade de sugerir as prioridades de suas comunidades e associações.

 

O presidente da União das Associações Comunitárias (UAC), José Ilton, enfatizou a importância do momento e a dedicação da gestão em ouvir a sociedade no que diz respeito a elaboração das políticas públicas voltadas a população.

 

“Estamos vendo que o prefeito está querendo, apesar das dificuldades que está encontrando, melhorar a administração municipal e a gente espera que cada vez mais as coisas melhorem e que as nossas reivindicações sejam atendidas. É importante que a prefeitura faça este Orçamento porque é daqui que saem as ideias, as propostas e as reivindicações das comunidades,” comentou.

 

As lideranças, além de usarem da palavra, preencheram um formulário, onde apontavam as prioridades das entidades que representam. Com base nas sugestões foram elencadas quais as secretarias que tinham mais prioridades a atender. As sugestões colhidas servirão de diretrizes para a elaboração do orçamento 2018.

 

Encerrada a participação das associações e entidades, o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, comentou algumas das reivindicações apresentadas, algumas das quais já estão sendo atendidas e outras prestes a serem executadas. Em seguida, agradeceu a presença de todos os secretários e auxiliares do governo municipal, representantes de entidades e considerou positiva a realização da audiência pública.

 

“Esta audiência pública foi de suma importância e graças a Deus muito participada por toda a sociedade, onde todos participaram reivindicando e mostrando um novo horizonte para o Orçamento do próximo ano. Foi uma agregação de valor a nossa LDO. Estou plenamente realizado e, na minha opinião, superou as expectativas,” destacou.

Fala do prefeito em exercício – Bonifácio Rocha – Download

Fala do secretário de Planejamento – Nilton Domiciano – Download

Fala do presidente da UCA – José Ilton – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *