Diretora do PA Maria Marques concedeu entrevista na Rádio Espinharas e esclareceu atendimentos médicos

By | 31/03/2017 7:13 pm

“O PA Maria Marques continua sendo porta de entrada para muitas pessoas do município de Patos”, assim começou a entrevista do programa Polêmica com Jozivan Antero, nesta terça-feira (28/03) nas Rádios Espinharas AM e FM com a Diretora da unidade, Railda Almeida.

 

Durante cerca de 45 minutos, a diretora respondeu ao apresentador do programa, bem como aos ouvintes que participaram, utilizando os telefones e redes sociais.

 

Ao ser indagada pelo radialista sobre os atendimentos da unidade, a diretora falou: “a administração, ela preza muito pelo atendimento humanizado e se em alguns momentos ficamos sem atender algumas crianças, quero dizer que, se nós negligenciamos alguns atendimentos foi devido um suporte, até se precavendo de uma parte mais emergencial. Quem conhece bem o PA Maria Marques, sabe que nós não temos estrutura especializada para atender crianças, nós não temos um pediatra, não temos um suporte mais avançado; por exemplo, se uma criança passar mal e precisar de um entubamento, esse tipo de coisa. Mas as crianças são atendidas, o que tira elas do quadro de risco para depois ser encaminhada. Mas quero informar que estamos atendendo, fazendo uma triagem…”, disse.

 

Ao ser questionada sobre as principais dificuldades do Pronto Atendimento, Railda respondeu, “eu acho que o pessoal gosta muito de falar dos pontos negativos, mas não gostam de focar os pontos positivos que existe dentro do PA Maria Marques. Hoje dentro do PA são atendidos mais de 150 pessoas, isso nos períodos manhã e noite. São dois médicos durante o dia e dois médicos a noite, então nós temos quatro médicos dentro da unidade. Entre janeiro e março, nós já estamos próximos dos 20 mil atendimentos… então eu acho que os pontos positivos são tão grandes que os negativos acabam não sobressaindo sobre esta situação. Quando não temos condições de atendimento, encaminhamos para os hospitais regional e infantil e ficamos tristes quando muitas vezes fazemos os encaminhamentos e por vezes o paciente volta, dizendo que o médico rasga o encaminhamento porque diz que os profissionais do PA Maria Marques não tem condições de fazer encaminhamento, ou diagnóstico. Então tudo que é possível nós fazemos”, afirmou.

 

Quando foi interrogada sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Railda Almeida informou que todos os esforços estão sendo feitos de acordo com as portarias do Ministério da Saúde e que em menos de um mês a UPA estará aberta. Quando foi dado oportunidade para a participação dos ouvintes, vários deles elogiaram o atendimento e agradeceram a presteza dos profissionais daquela Unidade de Pronto Atendimento.

 

Fala da diretora do PA Maria Marques, Railda Almeida – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *