Secretários se reúnem com agropecuaristas visando instalar abatedouro modelo no município

By | 31/03/2017 7:33 pm

O secretário de Agricultura, João Paulo Lacerda; a secretária de Saúde, Andressa Lopes; e o adjunto da Infra Estrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros, estiveram reunidos na manhã desta quinta feira (30/03) com os agropecuaristas, Pierre Landolt e Hercules Sidney Firmino (Siduca), com o objetivo de apresentarem projetos para a implantação de um abatedouro público municipal com padrões que obtenha o certificado, Serviço de Inspeção Federal – SIF.

 

Pierre Landolt que já domina a tecnologia em suas fazendas com certificados de vários órgãos de inspeção, apresentou um projeto para abate de animais de pequeno porte.  Em levantamentos realizados por sua equipe, constatou que nas regiões de Pombal, Aparecida e Sousa a produção chega a mais de 80 mil animais que somados a região de Patos, garantiria uma quantidade significativa de abate, gerando emprego, renda para o município e produtores, como também incentivos para produção de couro, através de curtumes e outros derivados de origem animal. Aliado a isso, ainda teria as condições necessárias para a criação de um frigorífico em cooperativa com produtores e comerciantes de Patos.

 

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, mostrou-se extremamente satisfeita com a idéia, uma vez que um projeto desta magnitude só contribui para a prevenção de saúde da população ao consumir produtos de qualidade e higiene. A qualidade da carne é um dos itens que precisa de muita atenção e o momento não poderia ser mais oportuno, principalmente depois das operações da Polícia Federal nos frigoríficos do país.

 

O secretário Adjunto da Infraestrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros, ressaltou a importância da fiscalização do produto (carne) e citou os exemplos que são vistos em tarimbas espalhadas em vários pontos da BR-230. Ele ainda sugeriu a construção dos locais de abate de animais, observando os padrões de higiene. Ainda relembrou a antiga feira de animais que acontecia próximo ao matadouro público de Patos.

 

Hercules Sidney Firmino enfatizou a cobrança junto aos políticos que atuam na região, para a destinação de emendas parlamentares que visem fortalecer a cadeia produtiva desta área polarizada por Patos, incentivando a geração de emprego e renda. Ele próprio se comprometeu em cobrar de parlamentares que tem relacionamento, recursos para a criação do abatedouro.

 

João Paulo Lacerda, secretário de Agricultura do município, apresentou um projeto de construção semelhante ao de outra localidade do Nordeste, além dos custos que seriam necessários para tornar o projeto, realidade. Em levantamentos apontados por João Paulo, a renda obtida com o abate e comercialização dos produtos derivados deste comércio, gerariam rendimentos relevantes para toda a região, envolvendo vários ramos de negócios como: transporte, combustível, restaurante e diversas outras áreas.

 

Ao final do encontro, os participantes ficaram de marcar um novo debate, desta vez com abatedores da região para discutirem prioridades e necessidades para colocar em prática o mais rápido possível.

 

 

Fala da secretária municipal de Saúde, Andressa Lopes – Download

Fala do adjunto da Infra Estrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros – Download

Fala do secretário municipal de Agricultura, João Paulo Lacerda – Download

Fala do agropecuaristas, Pierre Landolt – Download

Fala do agropecuarista, Hércules Sidney Firmino (Siduca) – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *