Temer diz que cedeu até onde podia na Previdência, mas admite ceder mais (+)

By | 09/04/2017 10:02 am

 

(Deu na Folha)

O presidente Michel Temer afirma que o governo cedeu ao Congresso até onde podia ao concordar em mudar cinco pontos da reforma da Previdência na quinta-feira (6).

Ele diz que o “ponto fundamental” do projeto é estabelecer uma idade mínima de aposentadoria, mas admite a possibilidade de criar uma diferenciação para mulheres.

“Convenhamos: se nós tivermos a idade de homem de 65 anos, e a de mulher 64 ou 63, não significa que não tenha sido feita uma grande conquista”, afirmou o presidente à Folhaem entrevista em seu gabinete no Palácio do Planalto nesta sexta (7).

Em seguida, fez a ressalva: “Ainda não está em pauta essa última matéria. Vamos verificar mais para a frente se é necessário ou não”.

O plano do governo é guardar isso como uma carta na manga para as negociações da reforma quando ela estiver para ser votada no plenário da Câmara.

O presidente não quis arriscar uma previsão de votos no projeto. “Não consultei ainda os numerólogos. O que precisamos saber é no dia da votação. Agora, qualquer avaliação é precipitada”, diz.

Temer argumenta que as mudanças acertadas com o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), têm impacto “mínimo” sobre a economia que será feita com a reforma.

As mudanças acertadas são: regras de transição e da aposentadoria rural, acúmulo de pensão e aposentadoria, aposentadorias para policiais e professores, e o benefício assistencial pago a idosos e pessoas com deficiência pobres.

“Cedemos até onde podemos”, sustenta. “O ponto fundamental da reforma é a questão da idade. Se fixarmos uma idade mínima, porque hoje as pessoas se aposentam com 50 ou 49 anos, já damos um passo avançadíssimo.”

Temer anunciou que não pretende editar medida de proteção para trabalhadores atingidos pela lei que regulamenta a terceirização. Na sua avaliação, a proposta não causa prejuízo aos empregados.

Ele avalia que não cometeu “nenhum erro” desde que assumiu o Planalto, há 11 meses. “Cometi acertos. E acertos derivados de muita coragem. Não creio que tenha praticado nenhum erro”, disse.

Segundo ele, Renan Calheiros (PMDB-AL) está “atrasado, segundo as concepções da realidade”, nas críticas que faz a seu governo. Temer diz não ver “nenhum” conflito de interesses em sua relação com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes. “E daí? A gente não pode conversar?”

(+) Comentário do programa – As alterações na Reforma da Previdência admitidas por Temer são mera confeitaria. A proposta continua prejudicando os trabalhadores. Com relação à terceirização ele mente. O projeto prejudica os trabalhadores fragilizando o contrato de trabalho. Quem estiver vivo daqui a cinco anos, vai dizer se eu tinha ou não razão em dizer que a terceirização prejudica o trabalhador. Tenho uma amiga que trabalha para uma empresa de terceirização. A empresa está em vias de falência e ela não tem nenhuma garantia de que vai receber os direitos dela. De uma empresa anterior, também de terceirização, ela só recebeu porque entrou na Justiça e conseguiu bloquear valores que a contratante tinha para pagar à terceirizada. E assim mesmo ainda perdeu parte dos direitos que tinha a receber. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *