Secretários participam de audiência pública na Câmara sobre maus-tratos a animais

By | 10/04/2017 6:19 pm

Na noite da última sexta-feira (07/04), o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves e o gerente municipal de Trânsito e Transportes da STTRANS, Antônio Coelho, participaram de audiência pública da Câmara Municipal de Patos sobre maus-tratos a animais no município.

 

A sessão foi solicitada pelo vereador Capitão Edson Hugo e na oportunidade foi discutido o uso de transportes de tração animal (carroças), criação do Centro de Zoonoses no município, entre outras propostas sugeridas.

“Será feito um cadastramento do responsável pela carroça e colocação de placas e adesivos nesses transportes para facilitar a circulação do trânsito. O principal objetivo é tranqüilizar a população que tudo será feito sem custo ao proprietário. Após o cadastramento os condutores da carroça irão passar por capacitações, cursos e palestras sobre trânsito, sobre alimentações e cuidados dos animais, entre outros assuntos”, disse.

 

Capitão Hugo ainda falou sobre outras propostas, como oferecer serviço capacitações técnicas para os donos dos animais; evitar a sobre carga dos animais com a colocação de quatro rodas nas carroças cadastradas; firmar parcerias com pet shops para castrações com valor reduzido e até mesmo gratuito. Finalizou solicitando que o “Castra Móvel” seja transformado em “SAMU animal” para socorrer os animais que precisem de atendimento de urgência.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, é necessário um trabalho de conscientização da população. A gestão já está fazendo esse trabalho a partir do momento que abraçou a causa e tem feito ações voltadas para o tema.

“Desde o dia 24 de março, o prefeito já cadastrou no sistema do Ministério da Saúde o Centro de Zoonose, onde já se torna apto a receber os recursos e iniciar o projeto. Já temos o projeto, as tabelas de custo, estamos prontos para começarmos e sanar de forma definitiva essa problemática com a criação do Centro de Zoonoses”, afirmou.

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, a questão do transporte animal e consequentemente os maus-tratos é uma questão cultural que tem que ser trabalhado de forma educativa com ações sociais de conscientização.

Com relação aos transportes de tração animal e o trânsito em vias públicas, o gerente municipal de Trânsito e Transportes, Antônio Coelho, afirmou que é competência da STTRANS a autorização da condução em caso de infrações. Tem que ser especificado em lei a carga máxima que o animal pode transportar sem ser considerado maus-tratos, como também ser analisando o tempo que esse animal passará trabalhando para o seu cuidador.

 

A sessão também contou com a presença de representantes de associações ligadas aos cuidados com os animais, como a Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA), estudantes do SESI e pessoas da população que se sensibilizam com o tema.

 

 

 

 

  • Fala do vereador, Capitão Hugo – Download
  • Fala do secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda – Download
  • Fala do secretário de meio Ambiente, Natércio Alves – Download
  • Fala do gerente da STTRANS Patos, Antônio Coelho – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “Secretários participam de audiência pública na Câmara sobre maus-tratos a animais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *