Prefeitura continua a cuidar dos animais abandonados e inicia limpeza do terreno onde fica o Abrigo Municipal de Animais

By | 25/04/2017 11:10 am

 

Com o objetivo de cuidar e dar um destino adequado aos animais abandonados do Município de Patos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e a de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta segunda-feira, (24/04), um serviço de limpeza avançada no entorno do Abrigo Municipal de Animais que fica localizado por trás da Escola Agrícola, na Rodovia PB – 110, no bairro Alto da Tubiba.

 

Para a limpeza do local, foram utilizadas máquinas retroescavadeiras da Secretaria de Agricultura e também o maquinário e os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, numa ação conjunta que vai garantir que o local passe a ter a limpeza adequada não só para os animais que alí vivem, mas para as cuidadoras que lá trabalham e qualquer da população que abrace a causa.

 

O secretário de Adricultura, João Paulo de Lacerda, após comentar sobre a ação voluntária que aconteceu no Abrigo Municipal no último domingo, (23/04), a qual resultou na limpeza interna no local e no banho nos animais que ali vivem, afirmou que as ações visam trazer um acolhimento adequado para os animais errantes.

 

“Ontem nós tivemos um trabalho realizado pelos voluntários das diversas associações existentes em Patos e de cuidadores independentes desses animais. E, como havíamos prometido, esta semana, nós estamos fazendo a limpeza do entorno da área onde ficam os cães para que eles tenham um local melhor e limpo”, disse João Paulo.

 

O Abrigo Municipal de Animais hoje conta com duas funcionárias que cuidam, diariamente, dos animais que se encontram no local. Os animais passaram a receber alimentação duas vezes por dia desde que a atual gestão iniciou as ações no local. “Hoje a gente trabalha bem melhor que antes, hoje os animais recebem duas refeições ao dia; os animais são mais bem tratados, vivem melhor”, comentou a funcionária do Abrigo Municipal de Animais, Mércia Torres.

 

Para a integrante do Adota Patos, grupo que atua na cidade em prol dos animais, Benígna Dantas, a atenção aos animais abandonados só tem melhorado depois do Abrigo Municipal dos Animais, uma vez que, hoje, todos os que abraçam a causa têm uma abertura maior no local para poderem fazer as suas contribuições e os animais se beneficiaram com mais refeições e mais atenção.

 

“Eu acho que só quem tem a ganhar com a entrada do poder público são os animais, porque antes, nós, protetores e defenssores da causa, vivíamos mendigando e, hoje, não, hoje a gente sabe que se eu resgatar um animal na rua eu tenho pra onde levar que é o Abrigo Municipal”, comentou Benígna.

 

O secretário também adiantou que a próxima etapa do projeto do Abrigo, será o mutirão de castrações dos animais, ação que será feita em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande.

 

“É um projeto que já é debatido desde dezembro do ano passado quando era diretora do campus [Patos] a professora Ana Célia. Semana passada, me reuni com os professores e diretores do Hospital Veterinário: o professor Pedro Izidro (diretor do Hospital Veterinário), professor Eldinê Miranda (chefe da clínica de pequenos animais) e o professor Almir Pereira (chefe da cirurgia). E ficamos de fazer esse convênio e as cirurgias serem feitas lá no Hospital Veterinário da UFCG, bem como o atendimento clínico”, afirmou o secretário João Paulo.

 

A Secretaria de Agricultura também continua com o trabalho de apreensão de animais de grande porte, que é uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o qual, hoje em dia, tem atendido apenas casos pontuais por decorrência da diminuição dos casos no município, graças a essa ação que iniciou desde o início do mês de janeiro. Desse modo, a secretaria atende às denúncias de animais soltos feitas pela população, através dos telefones (83) 3423-3610 / 3423-3612 ou através do aplicativo do whatsapp no número (83) 9.9677-4964.

 

Os animais recolhidos estão sendo levados para o antigo Parque de Exposições de Animais, onde foi preparado um local adequado para contê-los e onde eles recebem alimentação, cuidados médicos e higiene adequada.

 

  • Secretário de Agricultura, João Paulo – Abrigo dos animais – Download
  • Funcionaria, Mércia Torres – Abrigo dos animais – Download
  • Membro do Adota Patos, Benigna Dantas – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *