Prefeitura de Patos debate com a Defesa Agropecuária melhorias para a Feira do Gado na cidade

By | 27/04/2017 2:56 pm

Com o objetivo de discutir a situação atual de como e onde acontece a Feira de Animais no município de Patos, mais conhecida como Feira do Gado, e debater melhorias, a Prefeitura Municipal de Patos, através do secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, que estava acompanhado do membro do Núcleo de Apoio à Defesa Agropecuária, Thiago Candeia, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira, (27/04), com o médico veterinário da Defesa Agropecuária do estado da Paraíba, que é responsável pelo município de Patos, Aluizio Silva, para debater as medidas a serem tomadas nessa atividade.

 

A discussão se deu em decorrência de uma notificação do Ministério Público Estadual que ordenou que a Secretaria de Agricultura do Município verificasse a situação da Feira de Animais de Patos e tomasse as medidas cabíveis para que a mesma se adequasse às exigências preconizadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca a qual solicita, dentre outras exigências, a retirada da feira do local em que hoje funciona.

 

De acordo com o membro do Núcleo de Apoio à Defesa Agropecuária do município, Thiago Candeia, a Secretaria de Agricultura tem avançado nas  medidas exigidas pelo MPE e pretende regularizar tudo em breve.

 

“Tivemos uma reunião com a Defesa Agropecuária local para definirmos um local adequado para a realização da Feira. Por determinação do Ministério Público Estadual, que nos enviou um relatório falando que a feira estava com as suas condições inadequadas, fora do bem-estar animal e humano, então procuramos a Defesa Agropecuária para tomarmos as medidas cabíveis e fazer a feira conforme a legalidade”, disse Thiago Candeia.

 

Das medidas que já foram ajustadas, ficou decidido que a Feira do Gado será transferida para o local em que atualmente estão sendo recolhidos os animais apreendidos pelo município, onde funcionava o antigo Parque de Exposições. O local já se encontra em fase de ajustes para se adequar às exigências do MPE.

 

Thiago Candeia ainda adiantou que a Secretaria irá trabalhar de forma interativa com a Defesa Agropecuária para que o fluxo de animais na feira ocorra de forma legal e com os materiais de segurança e higiene necessários.

 

“Iremos trabalhar de forma interativa com eles e vamos adequar o local. Junto à Defesa Agropecuária, vamos solicitar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Vai ser uma Feira através da qual vamos tentar erradicar as zoonoses, principalmente a Tuberculose e Brucelose que acometem  o nosso município. E vamos fazer uma feira de forma legal e tendo um controle da sanidade animal acima de tudo”, comentou Thiago Candeia.

 

Na reunião, também foi adiantado a campanha contra a Febre Aftosa, que contecerá durante todo o mês de maio, exigência da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária (GEDA), que determinou que todos os bovinos e/ou bubalinos, a partir de um (1) dia de idade, deverão ser vacinados contra a Febre Aftosa, doença viral, contagiosa, que acomete animais.

 

“A gente vem, ao longo desses meses, orientando agricultores em reuniões junto com as comunidades rurais para que vacinem seus animais. Conclamamos os agricultores para que vacinem seus animais, a partir de um (1) dia de vida, até os mais idosos”, acrescentou Thiago.

 

A Secretaria de Agricultura ainda orienta os produtores de animais que, após fazer a vacinação, é necessário fazer a declaração dos animais vacinados junto à Defesa Agropecuária, separados por idade, para que seja feito um cadastro junto a unidade. Só assim, esses animais estarão incluídos nas normas legais de uso.

 

A Feira de Gado acontece, há tempos, numa via pública, entre o estacionamento do Guedes Shopping e o Moinho Patoense, localização contestada pelo Ministério Público Estadual.

 

 

Membro do Núcleo de Apoio à Defesa Agropecuária do município, Thiago Candeia – Download

Membro do Núcleo de Apoio à Defesa Agropecuária do município, Thiago Candeia – Campanha Febre Aftosa – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *