Novo Mais Educação contempla escola no Distrito de Santa Gertrudes e alunos passam a ter até 15 horas a mais de atividades

By | 02/05/2017 10:23 am

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Permínio Wanderley, localizada no Distrito de Santa Gertrudes, estão recebendo várias atividades pedagógicas através do Programa “Novo Mais Educação”, desde o dia 3 de abril, data em que se iniciaram as atividades no município de Patos.

 

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC), por meio de articulação institucional e cooperação com a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Educação, mediante apoio técnico e financeiro do MEC e tem como objetivo melhorar a aprendizagem no ensino fundamental por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

 

A Escola José Permínio Wanderley atende os anos iniciais até o 9º ano do ensino fundamental. Lá, o programa Novo Mais Educação contempla cerca de 300 alunos, divididos em 15 turmas, que têm acesso, além das disciplinas de Português e Matemática, às oficinas de dança, judô e handebol. Desse modo, aumentou-se a carga horária de estudos para os alunos que participam do programa, uma vez que, hoje, as aulas de letramento funcionam em torno de quatro horas, além de mais duas horas para as demais modalidades, totalizando uma média de 15 horas semanais de atividades.

 

De acordo com a coordenadora do programa Novo Mais Educação na Zona Rural, Kilmara Rodrigues, as atividades visam melhorar o rendimento escolar não só de alunos da zona urbana de Patos, mas se estende à zona rural do município. “Temos um objetivo maior que é contribuir com o melhor rendimento e com o desempenho escolar de qualidade para todas as crianças das escolas tanto da zona urbana, quanto da zona rural de Patos”, disse a coordenadora.

 

Em 2017, o Programa ganhou uma nova roupagem e foi implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

 

O Programa também tem por finalidade contribuir para a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para a melhoria do rendimento e desempenho escolar; a melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais, e a ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

 

 

 

  • Coordenadora Mais educação na zona rural, Kilmara Rodrigues – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *