Índice de infestação do Aedes Aegypti é reduzido com trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Patos

By | 04/05/2017 10:35 am

Em Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) no período de janeiro a abril de 2017, mostrou um quadro animador em todas as áreas da cidade.  O trabalho feito pelos agentes de endemias constatou redução no índice de infestação e consequentemente a diminuição de doenças causadas pelo mosquito.

 

No começo do ano, durante o primeiro ciclo, os agentes trabalharam com um índice de 13.2 em bairros da zona sul da cidade, o que deixou a equipe extremamente preocupada e a partir daí, entraram com uma estratégia de atuar nas áreas com maior incidência de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e fizeram campanhas com distribuição de panfletos educativos, palestras, pit stops, além de busca ativa nos lares destes bairros.

 

No segundo levantamento já conseguiram uma diminuição no LIRAa com um índice de 6.4 e finalmente a 2.8 o que deixa os profissionais gratificados pela ação desenvolvida com muito esforço e dedicação.

 

Para Elisângela Queiroz, Coordenadora da Vigilância Ambiental, “o que favoreceu esta redução foi o trabalho integrado das nossas ações, e aqui eu não posso esquecer a Infraestrutura, o Projeto Cidade Limpa ajudou demais com a limpeza de terrenos baldios, principalmente naquele período de chuva. A Educação também nos ajudou com as palestras, a Comunicação não posso deixar jamais de agradecer, porque todas as rádios contribuíram”.

 

Elisângela ainda informou que no ano passado o índice foi tão alto que os agentes de endemias foram impedidos de tirar fériaspara que continuassem o trabalho de prevenção.  Não há comparação estatística, devido os dados terem sido extraviados na passagem da administração anterior para a atual, mas Elisângela afirma que, como trabalhava como agente de endemias tem esse conhecimento.

 

A população também deu sua contribuição com as precauções amplamente divulgada nos meios de comunicação. É público e notório que nos dias atuais não vemos ao nosso redor, pessoas infectadas e portadoras de doenças como a dengue, zica e chikungunya, como vimos ano passado. Este ano, apenas cinco casos foram notificados.

 

Apesar da redução no índice de infestação, a Secretaria de Saúde de Patos orienta a população para intensificar os cuidados para que esses números possam baixar ainda mais.

 

O que é LIRAa

Mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes Aegypti.

 

Critérios:

– Capitais e municípios de regiões metropolitanas

– Municípios com mais de 100 mil habitantes

– Municípios com grande fluxo de turistas e de fronteira

Vantagens:

– Identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município ƒ

– Permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas

Como é feito:

– O município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes

– Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis

Os estratos com índices de infestação predial: ƒ

– Inferiores a 1% estão em condições satisfatórias ƒ

– De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta ƒ

– Superior a 4%: há risco de surto de dengue

  • Fala de Elisângela Queiroz, Coordenadora da Vigilância Ambiental – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *