Governador pode virar réu sem aval de assembleia, diz STF

By | 06/05/2017 11:45 pm

 

Um dia depois de soltar José Dirceu, o STF tomou uma decisão que pode complicar a vida do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT).
Os ministros do tribunal entenderam que governadores podem ser processados por crime comum no STJ sem autorização das Assembleias Legislativas. A corte trata de ação contra Pimentel.
Havia um embate para saber se o STJ precisa do aval dos deputados estaduais para processar o governador, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Acrônimo.

O STF decidiu que os governadores de Piauí, Acre e Mato Grosso podem virar réus sem aval prévio dos deputados estaduais.
Os ministros definiram ainda que a regra poderá ser aplicada a todos os governadores do país, o que deve ter efeitos sobre a Lava Jato.
Ao final do julgamento foi fixada a seguinte tese: “Não há necessidade de prévia autorização da Assembleia Legislativa para o recebimento de denúncia ou queixa-crime e instauração de ação penal contra o governador de estado, por crime comum, cabendo ao STJ, no ato de recebimento da denúncia ou no curso do processo, dispor fundamentadamente sobre a aplicação de medidas cautelares penais, inclusive afastamento do cargo”.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *