STF decide soltar José Dirceu e expõe embate com Lava Jato

By | 06/05/2017 11:48 pm

 

A expectativa se confirmou. O STF concedeu liberdade ao ex-ministro José Dirceu, preso desde 2015 pela Lava Jato em Curitiba. A decisão foi tomada pela Segunda Turma do tribunal.
Foram 3 votos a 2 – o desempate coube a Gilmar Mendes. A soltura de Dirceu segue a tendência do Supremo nos últimos dias de revogar prisões preventivas decretadas por Sérgio Moro.
O recado foi dado e o embate com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, exposto: pela manhã, o Ministério Público fez nova denúncia contra o petista, em tentativa, frustrada, de constranger o STF.

A expectativa no STF (Supremo Tribunal Federal) é que o plenário tenha um placar apertado no julgamento de soltura de presos preventivos da Lava Jato.

Segundo a Folha apurou, a decisão a favor ou contra conceder habeas corpus ao petista Antonio Palocci, por exemplo, deve ficar em 6 a 5 ou 7 a 4.

Hoje, a aposta é de que a maioria seja contra a liberdade do ex-ministro.

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, decidiu enviar ao plenário o recurso de Palocci, preso em Curitiba desde setembro, para evitar a votação na Segunda Turma, da qual faz parte e que, nos últimos dias, decidiu pela soltura de presos pelo juiz Sergio Moro, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Integrante da Primeira Turma, os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber têm se mostrado rigorosos em questões penais, assim como a presidente da corte, Cármen Lúcia. Sendo assim, seguiriam Fachin contra Palocci.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “STF decide soltar José Dirceu e expõe embate com Lava Jato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *