Profissionais de saúde do município participam de capacitação em urgência e emergência em São Paulo

By | 18/05/2017 5:21 pm

No atendimento inicial das situações de urgência e emergência, é de grande importância a identificação precoce, monitorização adequada e manejo dos diversos quadros que comumente ocorrem no âmbito intra e extra-hospitalar. Dentro desta ótica, um grupo composto por quatro médicos e 11 enfermeiros e enfermeiras do SAMU e UPA de Patos, estão no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, participando de capacitação em urgências e emergências com simulação realística.

 

Neste curso, os profissionais têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de u​rgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação.

 

A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, repassam experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade. O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos. O curso que tem duração de dois dias é ministrado por instrutores, doutores renomados com experiências nos mais diversos centros de saúde do mundo.

 

“É um curso voltado pra área da saúde, principalmente médicos e enfermeiros, em que através de manequins realísticos, podemos ter uma nova prática, vivência e seguimentos de protocolos atualizados de parada cardíaca, trauma, sobre o suporte básico na gestante, na criança. Também com recursos audiovisuais, novos equipamentos, enfim, as novidades de práticas hospitalares e pré-hospitalares,” disse o médico do SAMU Patos, José Alencar.

 

Para os profissionais escolhidos, é uma forma de colocar em prática no município, um atendimento de qualidade sendo multiplicadores dos conhecimentos adquiridos naquele hospital de referência.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal nas Rádios Espinharas AM e FM na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Mantém na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o programa SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates.

2 thoughts on “Profissionais de saúde do município participam de capacitação em urgência e emergência em São Paulo

  1. Ataimar Nóbrega LucenaAtaimar Nóbrega Lucena

    Saúde em Patos(PB) Urgência e Emergência(SAMU e UPA’s): Capacitação NOTA 10 – Os profissionais das Unidades de Saúde retrocitadas foram treinados na GRIFE DA MEDICINA BRASILEIRA: Hospital Albert Einstein em São Paulo. Parabéns ao Prefeito Dinaldinho pela iniciativa e ação.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *