Profissionais de saúde do município participam de capacitação em urgência e emergência em São Paulo

By | 18/05/2017 5:21 pm

No atendimento inicial das situações de urgência e emergência, é de grande importância a identificação precoce, monitorização adequada e manejo dos diversos quadros que comumente ocorrem no âmbito intra e extra-hospitalar. Dentro desta ótica, um grupo composto por quatro médicos e 11 enfermeiros e enfermeiras do SAMU e UPA de Patos, estão no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, participando de capacitação em urgências e emergências com simulação realística.

 

Neste curso, os profissionais têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de u​rgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação.

 

A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, repassam experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade. O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos. O curso que tem duração de dois dias é ministrado por instrutores, doutores renomados com experiências nos mais diversos centros de saúde do mundo.

 

“É um curso voltado pra área da saúde, principalmente médicos e enfermeiros, em que através de manequins realísticos, podemos ter uma nova prática, vivência e seguimentos de protocolos atualizados de parada cardíaca, trauma, sobre o suporte básico na gestante, na criança. Também com recursos audiovisuais, novos equipamentos, enfim, as novidades de práticas hospitalares e pré-hospitalares,” disse o médico do SAMU Patos, José Alencar.

 

Para os profissionais escolhidos, é uma forma de colocar em prática no município, um atendimento de qualidade sendo multiplicadores dos conhecimentos adquiridos naquele hospital de referência.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

2 thoughts on “Profissionais de saúde do município participam de capacitação em urgência e emergência em São Paulo

  1. Ataimar Nóbrega LucenaAtaimar Nóbrega Lucena

    Saúde em Patos(PB) Urgência e Emergência(SAMU e UPA’s): Capacitação NOTA 10 – Os profissionais das Unidades de Saúde retrocitadas foram treinados na GRIFE DA MEDICINA BRASILEIRA: Hospital Albert Einstein em São Paulo. Parabéns ao Prefeito Dinaldinho pela iniciativa e ação.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *