VII Conferência em Saúde e a I Conferência em Vigilância e Saúde tiveram a abertura nesta segunda-feira (07)

By | 08/08/2017 2:26 pm

A VII Conferência Municipal de Saúde que tem como tema, a ‘Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde-SUS: direitos e deveres’ e a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde a qual trouxe pra discussão a ‘Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade’, tiveram sua abertura na noite desta segunda-feira, (07/08), na Câmara de Vereadores de Patos. O evento é uma produção da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

 

A abertura foi presidida pela secretária de Saúde, Andressa Lopes, que estava acompanhada do secretário adjunto, Wendel Palmeira, e contou com a presença do vice-prefeito, Bonifácio Rocha, representando o prefeito Dinaldinho Wanderley; o promotor de justiça, Uiraçu Melo Medeiros; a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e palestrante, Gisetti Corina; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, que fez a saudação inicial aos presentes; secretários municipais, vereadores, representantes de classes ligadas a saúde em Patos e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

A Secretária de Saúde, Andressa Lopes, fez uma avaliação positiva do evento. “Avalio as duas conferências como atitudes da gestão bastante positivas, pois é nas conferências que é debatido assuntos referentes ao atendimento no SUS e, a partir daí, pensarmos em meios de melhorar cada vez mais esses serviços prestados à população”.

 

O vice-prefeito, Bonifácio Rocha, comentou sobre a importância do evento para o plano de gestão em saúde. “A conferência vem em bom tempo e é a partir dela que criaremos o plano da atenção na saúde dos próximos quatro anos. Daí vemos o tamanho da importância de eventos como esses”, disse.

 

A palestra da noite foi proferida pela professora da área de saúde coletiva da UFCG, Gisetti Corina Gomes Brandão, que chamou a atenção dos conferencistas para a importância dos números com a atenção básica. Segundo ela, a procura pelo atendimento na UPA e no PA Maria Marques, mostra uma fragilidade na atenção básica, que muitas vezes é provocada pelo próprio paciente que só procura atendimento médico quando o caso se agrava. Gisetti considerou muito importante a conferência já no primeiro ano de Governo Dinaldinho Wanderley, pois mostra o interesse em resolver os problemas da área da saúde dentro do período orientado pelo Ministério da Saúde.

 

O evento acontece entre os dias 7 e 9 de agosto e tem como objetivo criar um momento de debate sobre temáticas pertinentes em relação ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com representantes de classes ligadas à Saúde em Patos e usuários para que, a partir dessa discussão, possa sair o plano de gestão em saúde dos próximos anos de gestão; e também escolher os delegados que irão participar da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde que acontecerá este ano.

 

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

08 de agosto – Local: Centro de Treinamento Diocesano

07:30 – Acolhimento e credenciamento;

08:00 – Leitura e aprovação do Regimento;

09:00 – Tema Central: “Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde-SUS: Direitos e Deveres”;

10:00 – Coffebreack;

10:20 – Encaminhamentos dos trabalhos de Eixos;

12:00 – Almoço;

13:30 – Apresentação dos trabalhos de Eixos;

15:00 – Coffee Break;

15:20 – Aprovação das propostas;

17:00 – Encerramento.

 

EIXOS

 

1º Eixo: Assistência Farmacêutica;

2º Eixo: Atenção Integral a Saúde;

3º Eixo: Instrumento de Gestão;

4º Eixo: Controle Social.

 

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

 

09 de agosto – Local: Centro de Treinamento Diocesano

07:30 – Acolhimento e credenciamento;

08:00 – Leitura e aprovação do Regimento;

09:00 – Tema Central: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”;

10:00 – Coffee Break;

10:20 – Encaminhamento dos trabalhos de Eixos;

12:00 – Almoço;

13:30 – Apresentação dos trabalhos de Eixos;

15:00 – Coffee break;

15:20 – Aprovação das Propostas e escolhas dos representantes delegados que irão participar da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde;

17:00 – Encerramento.

 

EIXOS

 

1º Eixo: Lugar da Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade;

2º Eixo: Responsabilidade do Estado e dos Governos com Vigilância em Saúde;

3º Eixo: Saberes, Práticas, Processo de Trabalho e Tecnologia na Vigilância em Saúde;

4º Eixo: Gestão de Trabalho.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *