Banco de Alimentos reúne agricultores para falar sobre cadastramento ao PAA

By | 10/08/2017 12:54 pm

Técnicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Banco de Alimentos de Patos reuniram, na última terça-feira (08/08), no auditório do SAMU Patos, agricultores para discutir como acontecerá o preenchimento das 81 vagas destinadas a produtores da agricultura familiar.

 

A reunião contou com a participação do técnico da Emater-PB, João Bosco Medeiros; do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Manoel Messias dos Santos César; da gerente do Banco de Alimentos, Betânia de Macedo e do vereador Ferré Maxixe, além de produtores ligados as mais diversas comunidades rurais de Patos.

 

De acordo com Marta Suely, representante técnica do Programa de Aquisição de Alimentos, o programa dispõe de 81 vagas e o objetivo é viabilizar a comercialização de toda a produção das comunidades rurais de Patos, ligados aos programas federais. “Nosso objetivo é orientar o produtor e viabilizar a compra da produção sem a presença do atravessador, garantindo uma melhor orientação e redução nas perdas de cada produtor rural”, afirmou.

 

Para Manoel Messias dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, a reunião esclareceu vários pontos, a exemplo do cadastro, que será necessário fazer mediante o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Nossa parceria com a Emater e a Prefeitura é bastante significativa, pois representa uma orientação segura para nós”, afirmou.

 

A gerente do Banco de Alimentos, Betânia de Medeiros, informou que o prefeito Dinaldinho Wanderley tem como preocupação principal que as 81 vagas sejam preenchidas mediante a entrega correta da documentação, que vai exigir de cada produtor, cópias do CPF, RG, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Número de Inscrição Social (NIS), que também pode ser obtido na Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

O representante da Emater, João Bosco Medeiros, alertou que a emissão da DAP é fundamental para habilitar o produtor a participar legalmente do programa, uma vez que a sua falta inviabiliza a venda de toda a produção. “O papel da Emater não é só o fornecimento da DAP, mas é ajudar na orientação técnica e na garantia de mercado para os nossos agricultores”, disse.

 

João Bosco lamentou as irregularidades pluviométricas e a pouca recarga nos açudes, fato que tem atrapalhado o crescimento da produção e provocado perdas anualmente no setor.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal nas Rádios Espinharas AM e FM na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Mantém na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o programa SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates.

One thought on “Banco de Alimentos reúne agricultores para falar sobre cadastramento ao PAA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *