VII Conferência de Saúde em Patos foi marcada por palestras e debates  

By | 10/08/2017 1:34 pm

A VII Conferência Municipal de Saúde em Patos foi realizada nesta terça-feira, (08/09), no Centro de Treinamento de Lideranças, localizado no bairro Santo Antônio. O evento é uma realização da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e iniciou as atividades já no turno da manhã, com o credenciamento dos participantes, apresentação de palestra e formação de grupos de debates, divididos em “eixos”, os quais trataram dos mais variados temas quando foram discutidas propostas para o desenvolvimento de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor.

 

A palestra foi ministrada  pela Gerente Executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Renata Nóbrega, a qual destacou que a população precisa compreender quais são as reais necessidades a fim de efetivar ações para o planejamento em um modelo municipal de saúde e para as decisões junto aos gestores, bem como avaliar e planejar um  2018 de forma universal. Segundo ela, é preciso trabalhar a prevenção desde vacinas e ações educativas antes que ocorra a procura pela alta complexidade.

 

Em seguida, os participantes discutiram os diversos temas, em vários “eixos”, onde foram debatidas as assistências farmacêuticas, o controle social, o instrumento de gestão e atenção integral à saúde. Dessas ideias, uma plenária foi formada e foram discutidas as propostas relevantes e construção do relatório final da VII Conferência Municipal, onde o município irá acolher e efetivar no plano anual de saúde ao mesmo tempo em que serão levadas para a convenção estadual. Também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual.

 

O evento se encerra nesta quarta-feira, (09/08), com a I Conferência em Vigilância e Saúde que tem como tema principal a ‘Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade’ a qual terá programação durante todo o dia com palestras e grupos de discussões, bem como a escolha dos delegados que irão para a Conferência Estadual.

 

Abaixo, segue a programação:

 

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

09 de agosto – Local: Centro de Treinamento Diocesano

 

07:30 – Acolhimento e credenciamento;

08:00 – Leitura e aprovação do Regimento;

09:00 – Tema Central: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”;

10:00 – Coffee Break;

10:20 – Encaminhamento dos trabalhos de Eixos;

12:00 – Almoço;

13:30 – Apresentação dos trabalhos de Eixos;

15:00 – Coffee break;

15:20 – Aprovação das Propostas e escolhas dos representantes delegados que irão participar da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde;

17:00 – Encerramento.

 

EIXOS

1º Eixo: Lugar da Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade;

2º Eixo: Responsabilidade do Estado e dos Governos com Vigilância em Saúde;

3º Eixo: Saberes, Práticas, Processo de Trabalho e Tecnologia na Vigilância em Saúde;

4º Eixo: Gestão de Trabalho.

 

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *