Patos sai na frente com implantação de sistema para controle e distribuição de medicamentos

By | 19/08/2017 6:10 pm

Com o objetivo de qualificar a gestão da assistência farmacêutica no município de Patos e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, a Secretaria de Saúde de Patos, está implantando, nas unidades de Farmácias Básicas do município, o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS), um sistema desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

 

Com a implantação desse sistema no município, os usuários que precisarem pegar medicamentos e insumos na Farmácia Básica deverão estar munidos, a partir da próxima segunda-feira, (21/08), de documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência atual.

 

Regulamentado por meio das Portarias GM/MS nº 1.554/2013 e nº 1.555/2013, esse sistema atua catalogando os medicamentos e insumos existentes em cada farmácia básica do município, sendo desenvolvido numa plataforma Web que viabiliza o acompanhamento individualizado do uso de remédios e o controle da distribuição e do estoque em tempo real.  Isso resulta em que quando o médico prescreve uma receita ele já pode consultar, através da plataforma Web, se aquele medicamento está disponível no município e em qual farmácia básica aquele paciente poderá buscá-lo.

 

A plataforma também será integrada ao Cadastro Nacional de Usuários (CadSUS – Web) que é alimentada com os dados dos pacientes do SUS quese  utilizam dos medicamentos da farmácia básica, o que contribui para que haja o controle  desses medicamentos e não falte para aqueles usuários que possuem patologias crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outros problemas de saúde.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *