Secretaria de Saúde Encerra Campanha Setembro Amarelo com mesa redonda

By | 30/09/2017 9:24 am

O mês de setembro foi dedicado  à saúde mental no Brasil e em todo mundo. Trazendo a campanha Setembro Amarelo, o assunto foi dedicado à prevenção do suicídio e a Secretaria de Saúde de Patos promoveu ações em vários pontos do município e nas Unidades Básicas de Saúde. O encerramento se deu na manhã desta sexta-feira, (29/09), com uma mesa redonda com o tema: “Suicídio: Falar é preciso”.

 

O evento aconteceu no auditório do SAMU e contou com a participação de vários servidores da Prefeitura de Patos, e do Núcleo de Saúde Mental do município com o corpo técnico dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s Infantil, Adulto e Álcool e Drogas). A mesa foi composta pela psicóloga e coordenadora do CAPS II, Deise Dias; o médico psiquiatra Dr Alison Barreto; uma assistente social e um enfermeiro.

 

O médico psiquiatra do CAPS, Alisson Barreto, falou da importância de abordar o tema com a população. “O Setembro Amarelo, em especial, precisa ser discutido, porque o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos. Isso mostra a importância de se falar sobre o assunto e fornecer conhecimento à população sobre os sintomas, prevenção e tratamento”, disse.

 

A coordenadora de Saúde Mental, Mariana Montenegro Leitão, enfatizou que, apesar de o mês de setembro ser dedicado ao tema, a assistência é dada sempre que precisarem. “Estamos encerrando a nossa campanha, mas é importante deixar claro que estamos a disposição o ano inteiro”, comentou.

 

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o suicídio, com o objetivo direto de alertar a população  da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *