Reunião discute revitalização do Rio Espinharas

By | 02/10/2017 2:31 pm

Aconteceu na última sexta-feira, (29/09), no auditório do SAMU, a primeira reunião para a retomada do projeto de revitalização do Rio Espinharas, que tem preocupação conjunta entre os poderes Executivo, Legislativo e diversos setores da sociedade patoense.

O evento contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, e do coordenador de Comunicação, Luiz Gonzaga, representando o Município de Patos, representando o Poder Legislativo Municipal os vereadores Capitão Hugo e Nadigerlane Rodrigues, o chefe do setor de geoprocessamento da Superintendência de Defesa do Meio Ambiente (SUDEMA), Jancerlan Rocha, e outras autoridades ambientais.

De acordo com Jancerlan, é necessário fazer um projeto de recuperação considerando as modificações ocorridas no seu curso natural, devido atividades irregulares ou mesmo naturais. “Parabenizo a sociedade de Patos por ter essa preocupação, pois precisamos de parcerias para evitar que aumente ainda mais a supressão do rio e paralelo a isso, possamos fazer um novo projeto de recuperação”, disse.

Para o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, despertar na sociedade civil e nas autoridades a consciência ambiental é importante no sentido de alertar ainda mais sobre a necessidade de um novo projeto de revitalização do Rio Espinharas. “Temos o compromisso com o Rio Espinharas que é um patrimônio natural de Patos, por isso, vamos conversar com o prefeito e ver as medidas que serão tomadas”, frisou.

Para o vereador Capitão Hugo, que vem encabeçando as discussões na Câmara de Vereadores, o objetivo do trabalho é identificar os problemas cruciais que transformaram o curso de água, para em seguida buscar soluções possíveis como a construção de parques lineares. “Vamos fazer outra reunião no dia 9 deste mês e desde já, dizer que vamos ver como será possível avançar em relação as licenças necessárias e a buscar soluções, como por exemplo, a construção de parques lineares”.

Recentemente a SUDEMA realizou visitas técnicas no leito do Rio, visando constatar as condições atuais e comparar com imagens de satélite de décadas passadas, para identificar as principais mudanças em seu leito. Os resultados, segundo Jancerlan, ajudará na distribuição das ações dentro do novo projeto de recuperação.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

3 thoughts on “Reunião discute revitalização do Rio Espinharas

  1. Ataimar Nóbrega LucenaAtaimar Nóbrega Lucena

    Prefeitura Municipal de Patos(PB) – Projeto: Revitalização do Rio Espinharas(rio temporário) – Acho que os PATOENSES devem ser informados sobre o valor desse projeto, e opinar sobre sua execução ou não. Pois, vejo outras prioridades na Gestão Municipal tais como: investimento na saúde e educação( melhoria da estrutura pedagógica das escolas municipais/salário dos professores).

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *