Dia D de mamografias da campanha Outubro Rosa atrai dezenas de mulheres

By | 04/10/2017 2:00 pm

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio do núcleo de atenção à Saúde da Mulher, em parceria com as Faculdades Integradas de Patos (FIP) e a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, está promovendo o Dia D de mamografias. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, e acontece durante todo o dia desta quarta-feira, (04/10), das 8h  as 17h, no estacionamento da UPA Dr Otávio Pires de Lacerda, localizada na Rua do Prado, Bairro Maternidade.

 

A ação tem como objetivo realizar exames de mamografias, de forma totalmente gratuita, em mulheres entre 50 e 69 anos de idade, faixa-etária que obedece o planejamento para os atendimentos através do veículo móvel, avalizado pelo  Ministério da Saúde para exames de mamografias que são exigidos, pelo menos de dois em dois anos considerada como grupo de risco.

 

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, frisou que, apesar de o mutirão restringir a determinada faixa-etária, as mulheres abaixo de 50 terão garantidos os seus exames de mamografia. “Hoje estamos priorizando as mulheres com essa faixa-etária, o que não quer dizer que as mulheres abaixo dessa idade não serão submetidas a exames de mamografias, como temos referência a Maternidade Peregrino Filho”, esclareceu.

 

A dona de casa, Maria do Socorro da Nóbrega, que esteve no mutirão e garantiu a sua mamografia, comentou a importância de campanhas como essas para a mulher. “Acho muito importante esses eventos, porque é uma forma de nos cuidar. Caso estejamos com algum problema, saber com antecedência pra fazer o tratamento”, disse.

 

A senhora Marlene Firmino ressaltou a importância da agilidade no exame que esses eventos proporcionam. “Isso pra mim foi uma bênção e fico feliz em ver o prefeito apoiando as causas da saúde da mulher. As mulheres realmente precisam de uma atenção especial tendo em vista os problemas que podemos ter”, acrescentou.

 

O prefeito Dinaldinho Wanderley, compareceu ao evento e realizou uma pequena palestra, na qualidade de médico, reforçando a importância da prevenção e  garantindo a disponibilidade da estrutura da Secretaria de Saúde para a atenção ao trabalho preventivo.

 

As mulheres que tiverem interesse em fazer o exame, devem procurar as Unidades de Saúde para o encaminhamento, munidas do cartão do SUS, um documento de identificação oficial com foto e uma requisição médica, que pode ser encaminhada até por um enfermeiro.

 

(IN – MN)

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *