Sessão na Câmara de Vereadores de Patos debate ações da saúde do município

By | 06/10/2017 9:00 am

A sessão ordinária desta quinta-feira, (05/10), na Câmara dos Vereadores de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, foi marcada por debates sobre a prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Na ocasião, o vereador Toinho Nascimento (PSDB), líder do governo na Câmara, fez uso da palavra em defesa das ações que a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, tem feito durante os nove meses de gestão e enfatizou o papel do vereador em defesa dos interesses do povo prezando pela honestidade e imparcialidade quando a oposição fez duras criticas a problemas pontuais que a Saúde do município tem enfrentado.

 

Em seu discurso, o vereador apontou os benefícios que a UPA Dr Otávio Pires de Lacerda trouxe pra Patos e região. “Por mais que vejamos erros na UPA, é inegável que ela é uma grande obra do Governo Municipal. A Unidade tem beneficiado a população de Patos e região com a prestação de serviços médicos de urgência e emergência, além de ter desafogado as demais unidades de saúde da região, melhorando a qualidade de vida dos patoenses”, discursou Toinho Nascimento.

 

Ao tratar do Centro de Especialidades Frei Damião, o vereador destacou o aumento nos atendimentos. “A Prefeitura de Patos tem ampliado os atendimentos à população com uma atenção especial à saúde e, o Centro de Especialidades Frei Damião tem se destacado com aumento de 75% de atendimentos em relação ao último trimestre de 2016”, frisou o  vereador.

 

O líder do governo na câmara ainda destacou os avanços que o Laboratório Municipal tem dado apesar das dificuldades. “Por mais que vejamos alguns desacertos no Laboratório do Município, ele vem dando mostras de que está humanizando o atendimento sempre com o objetivo de trazer comodidade aos pacientes que estejam passando por imobilidade momentânea devido a enfermidade, o Laboratório Municipal está fazendo coletas na própria residência do usuário do SUS. Além da diminuição do tempo de espera para o resultado dos exames, a exemplo dos hormonais que hoje saem em apenas 24h”, ressaltou.

 

O Pronto Atendimento Maria Marques também foi citado pelo vereador Toinho que deu destaque a boa aceitação da população pela comunidade da zona sul. “É sabido que pesquisas recentes apontaram uma melhoria no atendimento à população dizendo que o PA Maria Marques , localizado no Bairro o Jatobá, alcançou 85,14% de aprovação”, comentou.

 

O vereador também falou dos serviço prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), destacando a excelência no atendimento e o aumento da frota de ambulâncias e a Farmácia Básica também foi citada em seu discurso quando o vereador destacou o aumento na entrega de medicamos à população. “A Farmácia Básica tem aumentado a entrega de medicamentos à população de Patos em 340% no período de março a agosto deste ano, o que conclui que a assistência de medicamentos tem aumentado gradativamente no município”, argumentou Toinho.

 

A vereadora Edjane Araújo (PRTB) tratou o trabalho da Secretaria de Saúde e da gestão atual como pacíficos quando lembrou que, as vezes que os representantes da casa legislativa levam ma demanda ao poder executivo, sempre são ouvidos. “O prefeito Dinaldinho escutou o nosso pleito quando eu, acompanhada também da vereadora  Nadigerlane, em relação à extensão do exame de mamografias para mulheres a partir de 40 anos, pedido esse que, de imediato, foi atendido”, enfatizou.

 

A vereadora Nadir Rodrigues elogiou o trabalho da secretária de Saúde. “Sempre costumo dizer que a Secretaria de Saúde tem uma grande mulher a sua frente. Percebo o compromisso dela para com o povo patoense”, disse.

 

Nadir ainda reconheceu, em seu discurso, que se trata de uma pasta complexa. “Nós sabemos que a Saúde é uma pasta que, diariamente, tem as suas necessidades. Algumas coisas são resolvidas a longo prazo, outras, infelizmente, de forma mais rápida. Então, o que a gente pede é que a gestão sempre ouça as nossas demandas. Hoje nós tivemos dois pleitos atendidos pelo prefeito”, reconheceu.

 

Após o discurso, vários vereadores se manifestaram, fazendo uso da tribuna, para tecer o reconhecimento das ações.

 

(IN – MN)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *