Caminhada celebra mais uma ação do Outubro Rosa em Patos

By | 07/10/2017 12:14 pm

Uma caminhada saindo da Praça Edivaldo Motta até a Praça Getúlio Vargas, na manhã desta sexta-feira, (06/10) encerrou a primeira semana dedicada a Campanha Outubro Rosa na cidade de Patos. O evento teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, Grupo Amigas Viva a Vida e escolas públicas e privadas do município.

Centenas de pessoas, entre jovens e adultos percorreram as ruas, Epitácio Pessoa e Sólon de Lucena conduzindo cartazes e objetos cor de rosa em alusão à campanha. A caminhada teve o apoio da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos – STTRANS que organizou o percurso, garantindo a passagem dos manifestantes e contribuindo para que o trânsito pudesse fluir sem atropelos aos motoristas. Vários homens também participaram da caminhada em apoio este ato pela prevenção do câncer de mama.

No encerramento, aconteceram diversos discursos e testemunhos de mulheres defendendo o trabalho de prevenção, depois foi servido um café da manhã a todos os participantes. A Secretária Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, Samira Medeiros, destacou o momento como “muito importante para a gente, onde toda essa semana tivemos uma programação bastante vasta com a abertura na segunda feira com o comparecimento do prefeito e todos os secretários, onde o prefeito fez o chamamento a todas as mulheres para fazer sua prevenção…”.

Em uma tenda armada na Praça Getúlio Vargas, os participantes podiam fazer, classificação sanguínea e verificação da pressão arterial, numa parceria com os estudantes da área de medicina e enfermagem das Faculdades Integradas de Patos – FIP

A Secretária Municipal de Saúde, Andressa Lopes junto com o Prefeito Dinaldinho Wanderley, conseguiram oferecer por mais um dia a unidade móvel “Amigas do Peito” que disponibilizou mais 80 mamografias, desta vez para mulheres com idade a partir dos 40 anos e pessoas com classificação de risco. Para Andressa, mesmo sendo encerrada a primeira semana da campanha, a secretaria irá permanecer oferecendo serviços durante todo o mês e agradeceu a participação de todas as pessoas que contribuíram tanto na caminhada como na divulgação e chamou a atenção para o momento de conscientização e alertou que, a prevenção deve durar durante todo o ano.

(IN – MN)

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *