Campanha de Vacinação Antirrábica começou na segunda (09/10) no município de Patos

By | 15/10/2017 6:18 am

 

Por COORDECOM   Segunda-Feira – 9 de Outubro de 2017

Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica teve início, em Patos, nesta segunda-feira, (09/10), e serão três etapas, começando pela zona rural entre os dias 9 e 18 de outubro, finalizando no distrito de Santa Gertrudes, no dia 20. O Dia D da campanha, que abrangerá toda a zona urbana, será no dia 21.

 

O objetivo da campanha é buscar imunizar o máximo de animais possível no município, tendo em vista que se trata de uma doença viral que pode chegar a ser transmitida para humanos.

 

A campanha teve início após uma semana educativa sobre cuidados com animais, que aconteceu nos primeiros dias de outubro, obedecendo ao que preconiza a Lei Municipal 4.862/2017, que instituiu a Semana Municipal de Proteção aos Animais, e que concluiu com uma campanha de adoção, promovida pela Prefeitura de Patos, realizada no último sábado, (07/10), na Praça Getúlio Vargas, Centro, totalizando 26 adoções entre cães e gatos. A ocasião também serviu como momento de vacinação de animais contra o vírus da raiva, totalizando cerca de 100 animais vacinados.

 

Devem ser vacinados animais a partir de 2 meses de idade, inclusive fêmeas prenhes ou em período de amamentação. Porém, a vacina não é indicada para animais doentes ou que estejam sendo medicados por antibióticos ou antinflamatórios.

 

Os pontos de vacinação serão disponibilizados pelas equipes dos Agentes Comunitários de Endemias da Secretaria de Saúde que estarão percorrendo as principais comunidades da zona rural e urbana.

 

A raiva é uma zoonose viral, se caracteriza como uma encefalite progressiva e letal. Todos o mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. (IN – MN)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *