Crianças do CIEP IV participam de atividade sobre higiene pessoal promovida pelo NASF IV

By | 19/10/2017 2:18 pm

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Escola Municipal CIEP IV Alfredo Lustosa/Aggeu de Castro, localizada no Alto da Tubiba, uma atividade sobre higiene pessoal dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), promovida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF IV).

 

A ação tem como objetivo realizar o tratamento das crianças com pediculose capilar, como também sensibilizar crianças e familiares sobre importância da higiene corporal, dos objetos pessoais e do ambiente em que vivem.

 

Iniciando as atividades as crianças participaram de uma palestra educativa sobre higiene pessoal, que foi apresentada pelos profissionais de forma dinâmica e lúdica por meio de vídeos e teatro de fantoches. Em seguida, foi realizado o tratamento e a prevenção da pediculose com a lavagem dos cabelos das crianças com aplicação de uma loção medicinal dada pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

De acordo com o fisioterapeuta do NASF IV, Walcellony Benício, esse foi o início da atividade, e que em dez dias a equipe retorna à escola para a segunda aplicação da loção. O fisioterapeuta frisou ainda que toda a atividade conta com a autorização prévia dos pais e dos responsáveis pelas crianças.

 

“Essa é mais uma de nossas atividades dentro do cronograma de ações do PSE. Hoje a nossa atividade é alusiva à higienização pessoal das crianças. Fizemos uma atividade educativa com elas e vamos fazer a aplicação da loção nos cabelos e a lavagem. Conseguimos com a secretaria de saúde as loções que serão aplicadas nas crianças como forma de tratamento nas que já têm o parasita, e também será aplicada como prevenção nas que ainda não apresentaram. Toda essa nossa atividade possui autorização prévia dos pais,” informou Walcellony.

 

Mais informações

 

A pediculose capilar, ou piolho, é um problema frequente nas escolas, gerando diversos problemas que afetam desde a saúde do couro cabeludo, até a diminuição do rendimento escolar da criança na escola.

 

Para o enfrentamento do problema, a criança infectada precisa ser tratada para seu próprio bem-estar, e para evitar a contaminação de outras pessoas. Para que as ações nas escolas tenham efeito prolongado é necessária a sensibilização e participação familiar.

 

« Voltar

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *