Projeto Café Filosófico discute os desafios de ser jovem no século XXI com alunos de 8º e 9º ano das escolas municipais

By | 06/11/2017 2:50 pm

A Secretaria Municipal de Educação de Patos por meio da Gerência Pedagógica e em parceria com as escolas municipais está promovendo o Projeto Café Filosófico com alunos dos 8º e 9º anos. A programação do projeto teve sua primeira atividade na manhã desta segunda-feira, dia 06, na Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, localizada no Monte Castelo.

 

O Café Filosófico é uma iniciativa dos professores da disciplina Ensino Religioso, e será desenvolvido em sete escolas municipais que oferecem o ensino fundamental II, trazendo como proposta discutir Os Desafios de Ser Jovem no Século XXI.

 

“A ideia partiu do grupo de professores de Ensino Religioso e se concretizou esse ano. O objetivo é promover um debate entre os 8º e 9º anos sobre os desafios que os jovens têm enfrentado no século XXI. Aqui na escola, a gente vê dentro desses desafios, eles colocaram nos cartazes, questões como sexualidade, família, violência, angústia, drogas, depressão, suicídio, tudo que tem levado o jovem à automutilação, que é uma realidade aqui. Existe uma tendência que tem levado o jovem a fazer a automutilação, e também a questionar a sua existência, eles falam muito de uma angústia, uma crise existencial que estão enfrentando nesse período da adolescência,” comentou a professora de Ensino Religioso, Sandra Nascimento.

 

Na pauta da discussão estavam às sugestões dos alunos que em cartazes apresentaram seus maiores desafios como jovens. Durante toda a manhã foram promovidas atividades em torno do tema, como também foi ministrada uma palestra sobre O Sentido da Vida.

 

“Esse assunto é fundamental, pois a vida é a maior riqueza que nós temos, e diante de tantas situações onde a vida é ferida, negada, poder semear no coração dos nossos jovens valores que edifiquem a vida, já justifica tudo que estamos fazendo. Quando se coloca na nossa realidade tantas situações que se colocam como o suicídio, a automutilação, o terrorismo, a gente se pergunta o porquê dessa negação à vida. A escola tem esse papel tão importante justamente porque a escola evidencia a vida, a escola deve apresentar elementos que valorizam a vida. Trazer isso para a juventude é mais que oportuno,” revelou o palestrante que é diretor adjunto da escola e professor de filosofia, Leonardo Henrique.

 

Ainda dentro da programação do I Café Filosófico os alunos apresentaram danças, peças teatrais, e o aluno João Victor, do 9º B, fez seu testemunho de vida sobre os desafios de ser jovem. Após as apresentações foi aberto o debate sobre o tema, e os alunos interagiram com os professores e palestrantes.

 

“A principio seria apenas o debate, mas também trouxemos palestras com o professor filosofia, e a orientadora educacional também veio dar o apoio nesse momento. Para facilitar o diálogo com eles pusemos uma caixinha onde eles puderam colocar suas perguntas que seriam debatidas e respondidas de forma a contribuir com a solução dessas dúvidas, ajudando o aluno nessas questões. Então no meio de todas essas questões existenciais que eles enfrentam nós como professores não podemos deixar passar, porque isso também é uma missão nossa como educadores,” disse a professora Sandra.

 

A programação segue na terça-feira, dia 07, nas escolas EMEF Professor Oliveira, no bairro São Sebastião; e no CIEP I José Genuíno/Napoleão Nóbrega, localizada no Morro. Já na quarta-feira, dia 08, será a vez da EMEF José Permínio, em Santa Gertrudes, desenvolver seu Café Filosófico. O CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho fará sua atividade na tarde da quinta-feira, dia 09. Na sexta-feira, dia 10, será a vez da EMEF Alírio Meira Wanderley, no Salgadinho, já na próxima segunda, dia 13, a EMEF João Rodrigues, no Mutirão, promove o momento com seus alunos.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *