Secretaria de Educação dá continuidade à formação do PNAIC com professores da Educação Infantil e Novo Mais Educação

By | 07/11/2017 2:26 pm

Dando continuidade à Formação PNAIC/SOMA, a Secretaria Municipal de Educação de Patos, está promovendo durante toda esta terça-feira, dia 07, no Centro de Treinamento de Professores Marlene César, mais uma etapa de formação, desta vez com professores da Educação Infantil e do Novo Mais Educação.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para que isso seja possível os profissionais que atuam diretamente na formação dessas crianças recebem capacitação e treinamentos direcionados às metodologias que podem ser adotadas para que o objetivo da alfabetização seja alcançado.

 

“Estamos norteando ações para serem executadas na sala de aula, onde eles vão receber essas informações para embasar o trabalho deles voltado para o lúdico, para o brincar. A gente faz rodas de conversas, o PNAIC pede para que façamos agora rodas de leitura, onde a gente tem que incentivar nosso aluno nessas leituras deleite, na qual ele vai deleitar, vai se encontrar nas leituras, brincar com as palavras. Inserindo no mundo das crianças desde a primeira infância o mundo imaginário. O PNAIC traz isso, inovando a educação infantil,” comentou a coordenadora da pré-escola do município, Liliane Alves.

 

Pela primeira vez essas duas modalidades de ensino fazem adesão ao PNAIC, tendo em vista que até ano passado o Pacto só incluía o ensino fundamental. Sendo assim, a formação para esses profissionais tem como objetivo o apoio à prática docente, com foco na aprendizagem do aluno da educação básica. Compartilhando com esses profissionais a responsabilidade do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da matemática no nível recomendável para cada idade.

 

“Já que nós queremos uma alfabetização na idade certa, eu acredito que o melhor será começar pelos nossos pequenos. Se eles tiverem uma boa formação desde a pré-escola, quando chegarem ao 3º ano já estarão bem mais capacitados a ler melhor e a desenvolver suas habilidades. Tem também o Novo Mais Educação que nos dá suporte no reforço escolar, nada mais que justo que eles também sejam capacitados para melhor atender. Acredito que nesse novo PNAIC nós vamos ter um êxito muito melhor,” considerou a coordenadora do PNAIC, Edinalva Lima.

 

As formações do PNAIC continuam nesta quinta-feira, dia 09, às 18h30 no Centro de Treinamento de Professores Marlene César, desta vez direcionado para a finalização do planejamento com os professores e supervisores do 1º ao 3º ano das escolas municipais.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *