Professores das creches municipais participam de Oficina Palestra com professor Jorge Azevedo

By | 08/11/2017 2:43 pm

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Educação levou, na noite desta terça-feira, dia 07, no auditório da Educação, para os professores das creches de Patos a Palestra Oficina O Soltador de Pipas, ministrada pelo premiado professor de História das Artes, Jorge Azevedo.

 

A palestra oficina discute de forma lúdica e dinâmica a construção do aluno a partir das contribuições do professor. Durante a noite o professor contava a história desde quando se recebe o aluno inicialmente até o final de sua jornada em sala de aula.

 

“Conheci o Jorge Azevedo através da mídia, ele que é pedagogo, escritor, arquiteto. Então fizemos contato para que ele viesse para cá fazer algumas oficinas baseadas nas suas experiências. O Soltador de Pipas foi escolhido para ser trabalhado com professores da educação infantil, trazendo de forma lúdica como construir um aluno que chega até deixa-lo pronto para a vida. Não deixa de ser um trabalho social, e é uma forma dele trabalhar a cidadania. A educação trabalhando a cidadania do aluno,” comentou Ilva Lacerda, gerente da rede de proteção social especial da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

De acordo com o palestrante, o professor Jorge Azevedo, o título O Soltador de Pipas faz alusão aos dois elementos o professor e o aluno, sendo este último a pipa, que de início é um simples pedaço de papel que ainda não descobriu suas capacidades, nem desenvolveu suas habilidades.

 

“Aqui nessa experiência o professor se depara com o aluno em seu primeiro dia de aulas, cheio de receios, o medo do desconhecido. A gente viu que os professores se retraíram diante do desafio desconhecido, inusitado. Quando o professor é desafiado isso contribui para com a formação dele, ele se encontra com a dificuldade que é encontrada pelo aluno. Essa oficina mostra que o aluno nos ensina. Da mesma forma que precisamos de ajuda para montar a pipa da dinâmica, o aluno também precisa de auxílio. A oficina, apesar de ser um momento lúdico, ela tem o objetivo de despertar no professor a responsabilidade dele diante da dificuldade do aluno,” revelou o palestrante.

 

Finalizando a atividades as professoras foram para a área externa da secretaria para soltar as pipas confeccionadas por elas. “A pipa é a figura do aluno que passou pela transformação. É a transformação do aluno em cidadão. No momento em que o professor solta a sua pipa é o momento em que eles se desligam um do outro, é quando o aluno já pode voar sozinho, quando já está com a sua estrutura social formada” concluiu Jorge Azevedo.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *