Escola José Permínio Wanderley promove Café Filosófico com jovens em Santa Gertrudes

By | 09/11/2017 2:00 pm

A Secretaria Municipal de Educação de Patos por meio da Gerência Pedagógica está promovendo o Projeto Café Filosófico com alunos dos 8º e 9º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. Dando continuidade à agenda, o projeto foi promovido ontem, quarta-feira, dia 09, na EMEF José Permínio Wanderley, em Santa Gertrudes.

 

O Café Filosófico é uma iniciativa dos professores da disciplina Ensino Religioso, e traz como tema a discussão em todos dos Desafios de Ser Jovem no Século XXI. Durante a tarde foi ministrada uma palestra em torno do tema, e em seguida foi aberto o debate e os alunos discutiram o tema.

 

O ensino religioso tem por objetivo principal de refletir as características comportamentais do adolescente e do jovem em pleno século XXI. Aqui os jovens apresentam as suas expectativas, os seus sonhos e seus desafios que foram superados e os desafios que virão a enfrentar futuramente. Queremos exatamente provocar essa reflexão para mudança, não apenas uma reflexão por si mesma, mas uma reflexão que traga transformação,” disse o mediador e professor Ensino Religioso, o filósofo Damião Limeira.

 

Para a estudante do 9º ano, Emanuelly Guedes, o evento abriu o espaço para discussão de assuntos de relevância para a vida e para o crescimento pessoal de cada jovem, facilitando a ampliação dos pensamentos.

 

“Foi muito bom porque permite que as pessoas pensem mais sobre o seu cotidiano, e pensar sobre as situações que nós vivemos e pensar sobre as situações que nós vivemos e pensarmos também em soluções para estas situações. As pessoas elas evoluem a cada vez que pensam mais. A filosofia está na nossa vida, precisa estar presente para que a gente possa cada dia mais crescer e evoluir. Superar os problemas e aprender a lidar com as situações,” comentou a aluna.

 

A estudante, Kawany de Souza, falou sobre a importância de abordar e debater um tema tão atual e de interesse dos jovens.

 

“Eu gostei bastante, abordou um tema que precisa ser falado atualmente, que é a questão dos desafios dos jovens, que os jovens estão muito perdidos, eu acho que isso contribuiu bastante na vida de cada um que ouviu a palestra hoje. Eu particularmente fiquei muito feliz. Esses desafios que o professor citou, aconteceu na minha vida, ou na de um parente mais próximo. Foi muito bom mesmo,” falou.

 

A programação segue na tarde desta quinta-feira, dia 09, O CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho. Na sexta-feira, dia 10, será a vez da EMEF Alírio Meira Wanderley, no Salgadinho, e na próxima segunda, dia 13, a EMEF João Rodrigues, no Mutirão, promove o momento com seus alunos.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *