Vigilância ambiental faz balanço positivo do combate ao Aedes Aegypti em Patos

By | 10/11/2017 2:36 pm

A Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, fez balanço positivo do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), que trata de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Numa escala de 0 a 100%, Patos resultou em apenas 2,7% no levantamento do mês de novembro, o que mostra uma queda significativa se comparado ao último levantamento feito em agosto que resultou em 5,3%.

 

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Elizângela Queiroz, enfatizou que, apesar de o balanço ser positivo, é necessário que a população faça a sua parte. “Temos que ter muita atenção, porque embora tenha dado um índice baixo, estamos passando por uma período de reprodução do Aedes Egypti. Então é fundamental que todos fiquem em vigilância e façam a sua parte no sentido de não deixar água acumulada”, destacou.

 

A pesquisa do LIRAa consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti em um município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem deve ser precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município em unidades territoriais homogêneas. É ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.

 

(IN – MN)

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *