Exames de PSA são ofertados pelo Laboratório Municipal para demanda espontânea durante Novembro Azul

By | 12/11/2017 7:33 am

 

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 8 de Novembro de 2017

Durante a campanha Novembro Azul no município de Patos, que foi lançada nesta terça-feira, (07/11), o Laboratório Municipal estará oferecendo exames de Antígeno Prostático Específico, (PSA), que sinaliza o Câncer de Próstata, para demanda espontânea, ou seja, não terá necessidade de marcação do exame para fazê-lo. Os diagnósticos ainda serão disponibilizados em até 24h para os pacientes.

A coordenadora de Laboratório e Farmácia, Germana Leitão, destacou que objetivo da ação é buscar garantir a agilidade no atendimento durante o período da campanha. “É importante enfatizar que esse exame será oferecido por demanda espontânea apenas durante o período da campanha Novembro Azul e depois volta ao normal, quando há a necessidade da marcação do exame na casa de Marcação e Regulação, precisando, apenas, da requisição médica. Tomamos essa iniciativa durante a campanha por saber que o homem tem uma resistência maior em ir ao médico. Atentos a isso, abrimos essa exceção para que eles se previnam”, disse.

Para  realizar o exame, o paciente deve seguir as seguintes orientações:

  • ·         Estar em jejum há, no mínimo, três horas;
  • ·         Não ter ejaculado nas últimas 48h;
  • ·         Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
  • ·         Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
  • ·         Não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
  • ·         Não ter usado supositório nos últimos três dias;
  • ·         Não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
  • ·         Não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos sete dias;
  • ·         Não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
  • ·         Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
  • ·         Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
    ·         Não ter mantido relações sexuais com ejaculação nas últimas 48 horas;
  • ·         O uso de biotina e suplementos alimentares que contenha biotina deve ser suspenso três dias antes da coleta.
  • ·         No caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário, com exceção do jejum de três horas.

 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

 

O Laboratório Municipal está localizado na rua Juvenal Lúcio, bairro Belo Horizonte, e funciona das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sexta. (IN – MN)

 

Comentário do programa – A realização do PSA não descarta a realização do toque, cuja necessidade fica a depender de uma avaliação do urologista.  As exigências feitas para a realização do PSA evitam impedir um alarme falso, apresentando um falso resultado que pode levar a enganos no diagnóstico do médico. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *