Prefeitura de Patos intensifica trabalhos para revitalização do Rio Espinharas

By | 12/11/2017 7:23 am

 

Por COORDECOM   Sexta-Feira – 10 de Novembro de 2017

 

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em parceria com demais secretarias e órgãos municipais continuam realizando trabalhos para a limpeza do Rio Espinharas.

 

Essa que é uma ação que vem sendo desenvolvida desde o início do ano com a demarcação com piquetes e delimitação das áreas de preservação permanente (APP), e que agora, com a aproximação do período chuvoso, tem sido intensificada para que possam realizar a limpeza da calha e do leito do Rio, como também a retirada de árvores nos locais indevidos para posteriormente ser feita a revitalização do espaço.

 

No último dia 25 de outubro foi realizada uma reunião pela organização SOS 3 Rios Patos – PB e representantes do Setor de Geoprocessamento (SETGEO), O Setor da Divisão de Floresta (DIFLOR) e a Superintendência e Administração de Meio Ambiente (SUDEMA), o qual foi apresentado a nova delimitação da calha do Rio Espinharas.

 

Ficou acordado que a Secretaria de Meio Ambiente criará um inventário florestal do Rio Espinharas para com isso dar entrada no projeto de plano de corte para a retirada da vegetação invasora das áreas de preservação permanente e a vegetação que está obstruindo a calha do Rio e com isso iniciar o processo de revitalização do Rio Espinharas. Esse trabalho contará, também, com a parceria da Universidade Federal de Campina Grande.

 

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves, disse que desde o início da gestão do governo Dinaldinho que esse é um dos pontos mais importantes a serem resolvidos e que a população patoense pode se tranquilizar que o trabalho de revitalização do Rio Espinharas será viabilizado.

 

“Temos mantido uma parceria com a SUDEMA realizando estudos naquelas áreas que estão mais invadidas pelas árvores e que causa uma preocupação por parte da população, pois está se aproximando o período chuvoso, então estamos realizando esse trabalho, demarcando as áreas e correndo atrás para ver se a gente consegue fazer a supressão dessas árvores para que não venha causar nenhum transtorno para a população patoense,” disse o secretário. (TL)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *