Alunos da Escola Nosso Lar Tio Juca encerram projeto ‘Era uma Vez, Conte Outra Vez’ com apresentações de contos e fábulas

By | 16/11/2017 2:36 pm

Aconteceu nesta terça-feira, dia 14, a culminância do projeto de leitura ‘Era uma Vez, Conte Outra Vez’ desenvolvido pela Escola Nosso Lar Tio Juca com as turmas da pré-escola ao 5º ano. O projeto foi iniciado em setembro e tinha por objetivo resgatar e reforçar o hábito da leitura das crianças.

 

Cada turma ficou com um conto/ou fábula, e por dois meses trabalharam em sala de aula atividades relacionadas às historinhas. A turma da pré-escola trabalhou ‘Os Três Porquinhos’; a do 1º ano ficou com ‘O Pequeno Príncipe’; as turmas do 2º ano com ‘A Princesa e o Sapo’ (manhã) e ‘Cinderela’ (tarde); com os 3º foram trabalhados ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (manhã) e ‘Chapeuzinho Vermelho’ (tarde); já os alunos das turmas de 4º ano ficaram com ‘O rato do campo e o rato da cidade’ (manhã) e ‘A Formiga e a Neve’ (tarde); para as turmas de 5º ano ficaram as leituras de ‘O pai e seus filhos brigões’ (manhã) e ‘O rato do campo e o rato da cidade’ (tarde).

 

“Nós trabalhamos dentro da sala de aula com o livrinho, e toda terça fazíamos uma atividade. Todos tinham o livrinho e a cada terça a gente fazia uma atividade diferente de acordo com o que era pedido. A nossa apresentação foi com os fantoches de palito e para nós foi muito gratificante já que é uma coisa que eles gostam de fazer e o simples de fato de ir lá para fora e mostrar a apresentação eles ficam muito envolvidos. Nós trabalhamos muito com o lúdico na pré-escola porque fixa mais a aprendizagem, melhora seu andamento e diminui até a timidez daqueles que são mais reservados,” afirmou a professora da pré-escola, Juciara de Sousa Monteiro.

 

Para marcar o encerramento do projeto, as turmas juntamente com professores e mediadores do Programa Novo Mais Educação, prepararam apresentações que foram desde peças, a danças, teatro de fantoches de palito e musicais.

 

“Com esse valioso projeto foi possível promover o resgate da leitura e do próprio lúdico, que era um dos propósitos do projeto. A leitura foi colocada em prática dentro da sala de aula, e eles tiveram acesso à leitura dos contos, fábulas e lendas que foram trabalhados em sala, e assim tiveram que lembrar dos personagens, enredos, ambiente, tempo das histórias, então nós conseguimos essa proximidade com os livros num momento em que há muito apelo para as tecnologias. Fechamos esse projeto com chave de ouro nessa perspectiva de acesso à leitura e ao conhecimento,” comentou a gestora escolar, Katiane de Sousa.

 

A supervisora escolar e uma das idealizadoras do projeto, Aparecida Carvalho, destacou o empenho e agradeceu a todos os envolvidos.  “A palavra que encontro agora é gratidão. Muito obrigada a todos que colaboraram para a realização do nosso projeto ‘Era Uma Vez, Conte Outra Vez’. Graças a Deus tivemos êxito os alunos desenvolveram a leitura e o gosto por ela, os pais se envolveram e participaram. Estou muito satisfeita, e se Deus quiser ano que vem vamos continuar com nosso projeto de leitura,” disse. (KL)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *