Ato da Lamparina mostra indignação com aumento da conta de energia elétrica e cidadãos fazem caminhada noturna em Patos

By | 19/11/2017 5:32 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

Famílias inteiras deixaram o aconchego do seu lar e se uniram em um protesto contra o abuso no aumento das contas de energia elétrica na cidade de Patos. O ato denominado Ato da Lamparina aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 17, na Praça Edivaldo Mota, Centro, e foi encabeçado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário.

 

Aos poucos os cidadãos foram chegando à praça trazendo suas queixas, acendendo velas, lamparinas e até um velho lampião para simbolizar a dificuldade na utilização de aparelhos eletroeletrônicos após o aumento exorbitante nas contas de energia neste mês de novembro.

 

A distribuidora de energia elétrica Energisa tornou público que o aumento foi de quase 14% para residências, no entanto, em alguns casos se registrou em média 60% de reajuste na conta. O fato gerou revolta generalizada nas redes sociais, programas de rádio e nas conversas nas rodas de familiares e amigos.

 

O comunicador Hélio Costa contribuiu com o Ato da Lamparina levando o seu carro de som para que fosse utilizado pelos presentes. Várias pessoas tomaram iniciativa e fizeram uso da palavra trazendo descontentamento e revolta diante das contas de energia elétrica neste mês de novembro. Em casos mostrados no ato, as contas se mostraram absurdas e irreais, entre estas está a do funcionário público Gilmarco Carneiro. Ele pagou R$ 161,32 em outubro, porém no mês de novembro veio R$ 444,88.

 

Sucessivas pessoas seguiram relatando que a renda familiar está abalada com o aumento, pois a conta de energia elétrica tem pesando no orçamento e deixando indignação.

 

Após os presentes utilizarem a palavra, os cidadãos decidiram fazer uma caminhada até a Praça Getúlio Vargas. Durante o trajeto, as pessoas que estavam nas calçadas, em carros, nas lanchonetes apoiaram o ato acenando e utilizando as buzinas. O modelo de privatização adotado pelos governantes foi criticado, pois os serviços essenciais estão sendo entregues ao capital econômico que não tem compromisso social, mas sim com os lucros a qualquer preço.

 

Comentário do programa – Pena que a população não tenha demonstrado a mesma indignação com as reformas trabalhista e da Previdência que vão trazer muito mais prejuízo à população do que o aumento da energia. Mobilização feita há poucos dias na frente da Prefeitura reuniu uns poucos “gatos pingados’, principalmente sindicalistas, com pouca participação da população. Numa demonstração de imediatismo. A conta de energia está sendo paga agora. Os prejuízos para os trabalhadores vão demorar alguns meses. Ou anos no caso das aposentadorias. A própria mobilização na imprensa foi muito mais intensa em favor das Lamparinas do que em prol da luta contra as reformas. Talvez o espírito de Olga Benário tenha sido mais influente do que o ânimo dos herdeiros de Getúlio Vargas.  (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *