Laboratório municipal disponibiliza teste rápido de Zika pra população de Patos e região

By | 19/11/2017 5:30 am

 

Por COORDECOM   Segunda-Feira – 13 de Novembro de 2017

 

O Laboratório Municipal de Patos, dirigido pela Secretaria de Saúde, irá disponibilizar teste rápido para detecção do vírus da Zika. O teste foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde que encaminhou o material e fez a capacitação dos profissionais de saúde do município com o objetivo de proporcionar um diagnóstico do vírus de forma rápida e eficaz.

 

A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo vírus Zika em algum momento da vida. Ou seja, com o teste será possível identificar o vírus no organismo, independente do tempo de infecção. No caso de diagnóstico positivo, o material coletado é encaminhado para o Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (LACEN-PB) quando será confirmado se realmente há a presença do vírus para posterior tratamento do paciente infectado.

 

De acordo com a gerente de Laboratório e Farmácia, Germana Leitão, esse teste foi um avanço para a saúde do município. “É um avanço muito grande para o povo de Patos, porque antes nós só tínhamos o teste de biologia molecular através de uma técnica que demorava muito sair o diagnóstico e com o teste rápido será possível acelerar o tratamento desses pacientes e diminuir o risco de qualquer sequela”, destacou a gerente enfatizando que o teste ainda servirá para o diagnóstico precoce de mães gestantes e o tratamento de crianças com microcefalia.

 

O teste será realizado em pessoas que tiverem sintomas da doença e com indicação médica, sendo que as gestantes e crianças terão preferência e a previsão é de que ainda esta semana esteja disponível para a população de Patos e região. (IN – MN)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

2 thoughts on “Laboratório municipal disponibiliza teste rápido de Zika pra população de Patos e região

  1. Ataimar Nóbrega LucenaAtaimar Nóbrega Lucena

    Prefeitura Municipal de Patos(PB) e seu Laboratório de Análises Clínicas – Na condição de cidadão, acho desnecessário, onero e improdutivo; esse ente jurídico público dispor dessa estrutura. Seria mais pertinente, produtivo e mais em conta a prefeitura celebrar convênio com os laboratórios patoenses e pagar o preço justo por esses serviços, tomando como referências a remuneração do SUS e planos de saúde.

    Reply
    1. Luiz Gonzaga Lima de Morais Post author

      Infelizmente não tenho dados para responder. Teria que ver o custo do pessoal, do material e a produção. Para comparar com os preços dos laboratórios privados. Como é que Campina Grande faz. Terceiriza?

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *