Ministério Público Estadual vai investigar situação da barragem da Farinha, em Patos

By | 19/11/2017 5:35 am

 

(Paraíbarádioblog com Blog do Marcelo José, reproduzido por Patos Online) 

O Ministério Público da Paraíba determinou a abertura de Inquérito Civil para investigar a segurança da barragem da Farinha na cidade de Patos. O manancial que recebeu um volume de água devido as chuvas de março saiu dos 6% para 8% de sua capacidade, e mesmo sendo pouco o aumento, tanto a população, quanto técnicos identificaram fissuras que comprometem a segurança do local. A portaria é assinada pelo promotor de Patos José Carlos Patrício.

 

A Barragem da Farinha, que tem capacidade de 25 milhões de metros cúbicos, foi inaugurada em 1975 pelo Governador do Estado da Paraíba, ministro Ernani Sátyro e é um importante reservatório de água que complementa o abastecimento de água da cidade de Patos, servindo também para irrigação de lavouras, hortas, capim, criação de animais e principalmente para a prática da pesca de centenas de trabalhadores.

 

O surgimento de fissuras na barragem da Farinha, em Patos, no Sertão paraibano, tem preocupado a população do município. O nível de água do reservatório, que em fevereiro estava em 6,6%, subiu para 7,9% em março, com as chuvas registradas na região. A Defesa Civil de Patos já realizou inspeções no local e sugeriu que sejam feitos reparos urgentes, alegando que existe o risco de que a barragem rompa. Próximo ao local, existem moradias.

 

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, informou que a barragem foi inspecionada por técnicos e vai precisar passar por reparos. Ele também disse que o processo de licitação para contratação da empresa para esse trabalho foi iniciado na Secretaria de Obras, mas ainda não tem uma previsão para o início dos trabalhos.

 

Com o nível de água maior, o vazamento através das fissuras na barragem também aumentou e os moradores do local estão com medo de que ocorra uma tragédia e exigem providências dos órgãos. O problema foi percebido desde o ano passado.

 

“A gente tem medo dela [a barragem] ceder de repente e atingir as pessoas das redondezas. O que a gente precisa é que eles prestem atenção e venham ajeitar essas coisas aqui”, disse a agricultora Edninatânia dos Santos.

 

O agricultor João dos Santos mora em frente à barragem e, sem ter outro lugar para se abrigar, disse que vai permanecer no local. “Eu mesmo não entendo disso, mas de qualquer maneira eu acho que pode ter algum perigo. Mas, só com um tempo, quando começar a chover [mais], a barragem encher a gente vai ver direitinho”, disse ele.

 

A Defesa Civil de Patos destacou que está preocupada com a situação da barragem. Desde 2016 já foram realizadas duas inspeções e os relatórios foram encaminhados ao Governo do Estado da Paraíba e para Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). “Essas fissuras que nós constatamos são quatro. E existem fissuras de até 60 centímetros. A gente pode ver que já estão nascendo até plantas. Isso consta que há infiltrações”, disse Jakiano Almeida, coordenador da Defesa Civil.

 

Para a Defesa Civil, a barragem apresenta sinais de que vai romper e sugere que uma reforma preventiva seja feita com urgência. “Essa infiltração existe. Com certeza, precisamos com urgência esses reparos. Porque a qualquer momento pode acontecer um desastre, como já aconteceu na barragem de Camará, na Paraíba; na barragem de Mariana, em Minas Gerais”, disse o coordenador.

 

Comentário do programa – Já pensaram a calamidade que será para Patos se a barragem da Farinha arrombar com o Rio Espinharas aterrado e cheio de árvores como está.. Esperamos que o  Ministério Público cobre da SUDEMA providências para limpeza do Rio Espinharas e do Governo do Estado a recuperação da barragem da Farinha. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

2 thoughts on “Ministério Público Estadual vai investigar situação da barragem da Farinha, em Patos

    1. Luiz Gonzaga Lima de Morais Post author

      Realmente. Já se faz tarde esta investigação. Dentro de três ou quatro meses a barragem pode estar cheia e se tiver de estourar ela não resistirá a isso. Será que as providências serão tomadas antes do inverno?

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *