Quinta-feira, o Dia ‘D’ da Reforma da Previdência…

By | 03/12/2017 6:55 pm

 

Por João Borges, em blog no G1

Pelo roteiro traçado neste final de semana, quinta-feira (7) deverá ser o dia decisivo para o destino da reforma da previdência este ano.

O presidente Michel Temer deve oferecer um jantar aos líderes partidários e ministros no Palácio da Alvorada, e o governo pretende fazer a contagem dos votos para avaliar se tem condições de levar a votação ao plenário na semana seguinte.

Caso não se chegue a uma avaliação segura de que se obterá o mínimo de 308 votos necessários para aprovação, o parecer do deputado Artur Maia não será levado a votação.

O pior dos mundos, na avaliação de um dos ministros diretamente envolvido nas articulações, seria a derrota em plenário. Melhor empurrar o problema para frente, quem sabe tentando votar no início do ano que vem.

Mesmo sabendo que dificilmente o clima para votação será mais favorável do que agora. Mas manter um fio de esperança seria melhor do que ver a proposta rejeitada. Na hipótese da derrota em plenário, o impacto sobre as expectativas econômicas seria imediato, afetando de alguma maneira a trajetória de recuperação da economia.

Aliás, a consolidação dessa recuperação, à medida que for percebida com mais nitidez pela população, seria o único fator que, em tese, poderia contaminar favoravelmente a disposição de muitos deputados que hoje relutam em votar a favor da reforma.

Na avaliação de um articulador da reforma no Congresso, está havendo o que definiu como dissonância entre convicção e conveniência: muitos concordam com a reforma nos termos em que está posta (convicção) mas alegam que, votando por sua aprovação, perdem voto na eleição do ano que vem (conveniência).

Alguns manifestam outro tipo de preocupação: votar a favor da reforma e ver o texto rejeitado. Nesse caso, teria o dano eleitoral sem ter o benefício da aprovação, com seus impactos positivos sobre a economia e quem sabe na avaliação do eleitor.

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *