Creche Tia Luci encerra atividades do Projeto de Leitura Sacola Viajante

By | 04/12/2017 2:31 pm

Desde o mês de agosto que as creches municipais vêm desenvolvendo o Projeto de Leitura Sacola Viajante e com a chegada da reta final do ano letivo de 2017, cada unidade escolar está preparando seu momento lúdico e de interação para marcar a culminância do projeto. Partindo desta perspectiva, a Creche Municipal Tia Luci promoveu na tarde da última sexta-feira, dia 1º de dezembro, o encerramento das ações do projeto.

 

O projeto tinha como objetivo incentivar a leitura já no início da vida escolar da criança, para isso a creche enviava para casa do aluno a Sacola Viajante repleta de livros paradidáticos e pequenas atividades lúdicas para serem feitas com os pais e toda família. Depois dessa vivência a Sacola retornava para assim seguir sua viagem para residências de outras crianças.

 

“A Sacola Viajante foi um projeto idealizado e levado como proposta de incentivo à leitura pela equipe de supervisão das creches e que foi abraçado com muita garra e criatividade pelos professores e diretores. Eles foram espetaculares no desenvolvimento pedagógico na construção dos recursos didáticos para despertar o interesse nas crianças e principalmente nos familiares, pois sem essa parceria creche e família não teríamos atingido os objetivos traçados,” disse a supervisora da creche, Verônica Medeiros.

 

Para a culminância foi preparara uma tarde de atividades onde os pequenos eram os atores dos clássicos da literatura infantil trabalhados no projeto. Fantasiados dos mais diferentes personagens, eles encenavam contos como A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e Os Sete Anões, A Bela e a Fera e Cinderela.

 

“Agora nesse processo de culminância podemos perceber o quanto foi valioso esses momentos de leitura propostos de forma dinâmica na vida dessas crianças, e as vivências trazidas pelos mesmos para ser compartilhadas nos mostrou o quanto as famílias se envolveram com o projeto,” continuou a supervisora.

 

De acordo com a diretora adjunta da creche, Terezinha Hilário, durante a culminância, além das apresentações, as crianças tiveram a oportunidade de contar à sua maneira as histórias que foram trabalhadas.

 

“Foi um projeto brilhante, muito gratificante para nós aqui e também para os pais que gostaram muito da iniciativa. A sacola ficava por dois dias com eles para que tivessem a vivência com as famílias, e quando ela vinha trazia a sacola e compartilhava a historinha com sua turma. Para a culminância, as professoras fizeram um excelente trabalho, prepararam eles com fantasias de acordo com suas historinhas,” contou a diretora adjunta. (KL)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *