Estudos estão sendo realizados no Rio Espinharas para revitalização da área

By | 04/12/2017 2:38 pm

Por COORDECOM   Segunda-Feira – 4 de Dezembro de 2017

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desde o início do ano vem realizando estudos e trabalhos de preservação no Rio Espinharas em parceria com diversos órgãos de proteção ambiental, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Superintendência e Administração de Meio Ambiente (SUDEMA).

 

A limpeza do Rio Espinharas já vem sendo realizada periodicamente, e ao mesmo tempo foi feita a demarcação do local com piquetes e a delimitação das áreas de preservação permanente (APP), para posteriormente ser feita a revitalização do espaço.

 

Na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, equipes dos órgãos protetores do meio ambiente deram inicio a mais uma etapa que é o estudo fitossociológico e inventário florestal, com o objetivo de estimar o volume da área e catalogar as espécies de vegetação que existe naquele lugar, para dar entrada junto a SUDEMA para autorização do plano de corte das árvores exóticas que estão invadindo o leito do rio e consequentemente a recuperação da área degradada.

 

“Futuramente quando a gente pensar em revitalizar o rio, teremos que plantar árvores nativas e vamos ter que retirar as árvores exóticas, que são predominantes a algaroba e a mata-fome”, concluiu o engenheiro florestal do município, Felipe Silva.

 

O vereador Capitão Hugo, que também é parceiro do projeto, disse que o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves e o prefeito Dinaldinho, estão dando total apoio a esse trabalho, e que não se pode perder a oportunidade de mostrar a sociedade patoense que a revitalização do Rio Espinharas é possível e que só trará benefícios a toda população. Capitão Hugo aproveitou a oportunidade e falou de projetos futuros para o entorno do Rio Espinharas.

 

“Esse é um marco inicial para um projeto piloto para que venhamos fazer um parque linear, transformar em uma área de lazer para a cidade, com calçadão, iluminação, playground e campo de futebol”. (TL)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *