Escolas municipais de Patos iniciam adesão ao Programa Novo Mais Educação para 2018

By | 06/12/2017 4:39 pm

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 6 de Dezembro de 2017

Gestores das escolas municipais de Patos já estão fazendo a adesão ao Programa Novo Mais Educação para o ano de 2018. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) esta primeira etapa que vai até a sexta-feira, dia 8 de dezembro, diz respeito à seleção das escolas pela Secretaria de Educação para a participação do programa.

 

A adesão pode ser realizada por meio do módulo PAR do Sistema de Monitoramento Execução e Controle (Simec). O MEC indica que, nesta etapa inicial as secretarias de educação priorizarem escolas de ensino fundamental que tenham no mínimo 25 matrículas e alunos de 3º ao 9º que apresentam baixo rendimento, pois os alunos de 1º e 2º estarão inseridos no Programa Mais Alfabetização; como também, escolas que obtiveram baixo desempenho no Ideb de 2015 e possuem mais de 50% dos estudantes em famílias beneficiárias do Bolsa Família.

 

Para orientar os gestores municipais e direcioná-los para a adesão, a coordenação do programa no município de Patos, esteve reunida nesta terça-feira, dia 05, com os diretores das escolas que possuem o programa em funcionamento.

 

“Na verdade todo gestor e toda secretaria municipal e estadual de educação sabe da importância do novo mais educação para o bom andamento da escola. O problema que encontramos é o curto prazo para a adesão desta etapa, fomos comunicados na terça-feira para um prazo que se encerra no dia 8, que é feriado aqui. Então temos só até quinta-feira para fazer planos de atendimento, escolha e direcionamento das oficinas para cada escola, para que todas tenham acesso a esse programa que colabora tão diretamente com a educação patoense,” disse a coordenadora do Novo Mais Educação em Patos, Kilmara Rodrigues.

 

As etapas do processo de adesão seguem, e a segunda se refere à adesão das escolas selecionadas pelas secretarias de educação. Ela será realizada por meio do PDDE Interativo até o dia 12 de dezembro. Já a terceira etapa, caberá ao MEC, que é a seleção das escolas que serão contempladas com os recursos do Novo Mais Educação, considerando a previsão orçamentária e financeira.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *