PROERD certifica 870 alunos de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino, em Patos

By | 12/12/2017 2:42 pm

Cerca de 870 alunos de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino de Patos participaram na noite da última quinta-feira, dia 07 de dezembro, no Ginásio O Rivaldão, da solenidade de Formatura do PROERD 2017 (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com o governo municipal através da Secretaria de Educação.

 

A cerimônia contou com a participação de autoridades e familiares dos formandos. Durante a solenidade os alunos receberam os certificados e prêmios, e foram prestadas homenagens às pessoas que contribuíram com a realização do curso.

 

A coordenadora regional do PROERD, a sargento Valquíria Oliveira, enfatizou o benefício do PROERD na formação dos estudantes.

 

“É extremamente importante porque é nessa fase que eles estão formulando conceitos, analisando modelos, então a gente chega às escolas com a proposta de modelos alternativos positivos para resistir às drogas, resolver conflitos de maneira pacífica. As aulas foram muito importantes, e esse momento de certificação é o ápice para que eles entendam a importância de concluir etapas, se sentirem firmes, fortes e importantes. Essa é uma parceria importante que visa à formação de uma rede de proteção. O programa visa não só a parceria da escola, mas também a da família no entorno e no âmbito interno da comunidade escolar, justamente para proteger as crianças do perigo das drogas e da violência,” comentou.

 

De acordo com a secretária de educação de Patos, Zoetânia Nóbrega, o PROERD é um importante programa que contribui para a formação e o entendimento das crianças sobre os males provocados pelas drogas.

 

“Esse programa é extremamente importante, pois desenvolve nas crianças a capacidade deles entenderem que a droga é um mal. O programa traz como instrutores policiais que têm toda uma metodologia própria para falar sobre os males que as drogas causam. E é um momento também no qual a Secretaria de Educação Municipal se agrega ao comando de Polícia Militar para desenvolver esse programa nas escolas,” disse.

 

A senhora Maria da Guia, mãe de um dos alunos certificados, classificou o programa como um importante instrumento para manter as crianças longe das drogas. “É uma ajuda para as crianças dizerem não às drogas. A droga destrói e a gente vê muitas histórias de crianças que deixam de estudar para se envolver nas drogas, e isso não pode, pois lugar de criança é na escola e no caminho certo. Temos que mudar esse mundo,” falou.

 

Sobre o Programa

 

O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou cerca de 58 países. No Brasil o programa chegou no ano de 1992, tendo se expandido para todos os estados brasileiros desde 2002.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *