Patos passa a contar com exames rápidos para detecção de tuberculose

By | 17/12/2017 7:40 am

 

Por COORDECOM   Segunda-Feira – 11 de Dezembro de 2017

 

Profissionais do Laboratório Municipal de Saúde de Patos passaram por capacitação, nos dias 6 e 7 de dezembro, para aprender técnicas de execução do teste rápido para detectar se o paciente tem tuberculose. O treinamento foi oferecido pelo Laboratório Central da Paraíba (LACEN-PB) e pelo Hospital Clementino Fraga, referência em doenças infectocontagiosas,  na capital do estado, João Pessoa.

 

O treinamento mostrou técnicas de PCR em tempo real que possibilita que seja possível diagnosticar a presença da Mycobacterium Tuberculosis  em até 2 horas no paciente; e também mostrou técnicas de como criar o fluxo de diagnóstico de tuberculose no município que servirá de orientação para todos os profissionais de saúde.

 

“Patos, a partir de agora, é referência em diagnóstico de tuberculose no Estado e iremos passar todo o nosso conhecimento adquirido para os profissionais do Laboratório Municipal, enfermeiros, médicos e agentes comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde para que eles possam encaminhar os pacientes suspeitos para que seja feito o diagnóstico o mais rápido possível e posterior tratamento”, disse a coordenadora de Laboratório e Farmácia, Germana Leitão.

 

O teste rápido já é disponibilizado para os usuários da Rede Municipal de Saúde de Patos, através do Laboratório Municipal, que após essa capacitação e o tratamento dos pacientes é oferecido de forma integral e gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

De acordo com a coordenadora, a pessoa que estiver com tosse por mais de três semanas deve procurar uma UBS, onde será solicitado o exame para saber se o usuário está com tuberculose.

 

O teste rápido molecular para tuberculose é um equipamento de laboratório que detecta a presença do bacilo e realiza o exame através do escarro do paciente e em duas horas tem o resultado. Diagnosticada a doença, o paciente deve iniciar imediatamente o tratamento, que tem a duração de seis meses.

 

Geralmente causada por uma infecção derivada da bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), a tuberculose afeta principalmente os pulmões e em alguns casos podem acometer outros órgãos, como rins, ossos e meninges, que são membranas que envolvem o cérebro. (IN – MN)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *