Com cerca de 80% das UBS’s reformadas e algumas inaugurações, a atenção básica da saúde de Patos faz avaliação positiva de 2017

By | 31/12/2017 4:02 am

 

Por COORDECOM   Terça-Feira – 26 de Dezembro de 2017

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através da atenção básica em saúde, avaliou positivamente a gestão do ano de 2017. O balanço constatou cerca de 80% das Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e duas unidades foram inauguradas e a implantação de mais um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Ao todo, foram 130.167 atendimentos individuais; 2.203 atividades coletivas; 15.202 mil atendimentos odontológicos; mais de 50.864 mil procedimentos; e 369.070 visitas domiciliares durante o ano.

 

Para a coordenadora da atenção básica, Denyse Melquíades, apesar de ter sido um ano muito difícil, a atenção básica em saúde de Patos teve grandes avanços. “Foi um ano bem difícil para a gestão. Nós pegamos as unidades de saúde, quase quem em seu total,  bastante sucateadas. Mas, apesar da grande dificuldade, e da forma que recebemos, recuperamos as UBS’s; entregamos mais UBS’s à população e recuperamos a nossa odontologia. Então podemos considerar que fomos vitoriosos”, avaliou.

 

A coordenadora ainda destacou que houve uma atualização cadastral na atenção básica, uma vez que antes havia apenas 14% da população cadastrada e terminou o ano com mais de 80% de cobertura cadastral.

 

Ao tratar das expectativas para 2018, a coordenadora destacou que são as melhores possíveis. A atenção básica planeja concluir a informatização do serviço e implantar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), já no mês de Janeiro, com o objetivo de tornar o serviço cada vez mais rápido e eficiente para a população. Também há a perspectiva de implantação do programa “Melhor em Casa” que objetiva promover atendimento domiciliar  para aqueles pacientes com impossibilidade de locomoção, dentre outros projetos. (IN – MN)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *