Secretaria de Meio Ambiente finaliza primeiro ano de gestão com trabalhos positivos

By | 02/01/2018 12:24 pm

 Por COORDECOM   Terça-Feira – 2 de Janeiro de 2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante todo o ano de 2017 desenvolveu inúmeros trabalhos e ações de conscientização, preservação e revitalização ambiental em toda a cidade de Patos.

 

Foram realizadas plantações e distribuições de mudas de árvores nativas e frutíferas em espaços públicos como logradouros, praças e prédios; podas de árvores com intuito de manter a cidade bem arborizada e ao mesmo tempo, aplicando multas naqueles que cometeram alguma infração ao realizar podas drásticas. Também foram feitas fiscalizações, trabalhos de conscientização em escolas e outras instituições, limpeza no Rio Espinharas, dentre tantas outras. Participação de funcionários da SEMADS nos cursos de Capacitação.

 

No setor de arborização, foram realizadas durante todo o ano 2.918 podas em vários bairros da cidade e logradouros públicos que contou com a manutenção de uma equipe de poda permanente, com auxílio de veículo e equipamentos adequados.

 

Também foram feitos estudo especializados das árvores dos canteiros centrais para melhorias nos espaços; aquisição e distribuição de mais de 300 (trezentas) mudas de espécies nativas e frutíferas; arborização de unidades de saúde e escolas municipais em vários bairros da cidade; retirada de árvores mortas para substituição.

 

Em parceria com a população, foram feitos trabalhos através de denúncias presenciais, na ouvidoria ou no disk denúncia. Uma das denuncias mais recorrentes eram de podas drásticas, com denuncias de 90 casos e de criatórios de animais em via pública, os quais foram extintos. Também foram feitas notificação em mais de 140 terrenos baldios particulares que acumulavam lixo e outras mazelas, orientando sempre os proprietários para cerca-los após a limpeza. Levantamento de placas irregulares em vias públicas (Canteiros centrais e calçadas) do município de Patos.

 

Também foram feitos trabalhos de fiscalização e notificações de bares e restaurantes por uso abusivo de som (Poluição Sonora), em empresas para regularizações e renovações da Licença Ambiental conforme lei e em Hospitais, Clínicas e similares, quanto à destinação de resíduos hospitalares. Fiscalização de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, com relação à destinação adequada do óleo utilizado em frituras, como também, a separação de resíduos sólidos.

 

Um dos trabalhos mais importantes foi o de parcerias com institutos e empresas de conscientização para a preservação ambiental, a exemplo da parceria feita com a Secretaria de Educação para formalização e criação dos Núcleos de Educação Ambiental (NEA) nas escolas do município; educação ambiental em eventos e empresas; foram realizadas palestras em várias escolas municipais e estaduais relacionados à prevenção de incêndios e a separação correta do lixo.

 

Um dos trabalhos mais importantes que teve início no ano de 2017 foi o da revitalização do Rio Espinharas. Inicialmente já foi feita a delimitação da calha e áreas de preservação permanente para posterior desassoreamento e revitalização com o mapeamento das árvores que se encontram no leito do rio para posterior solicitação de corte das mesmas.   O mesmo trabalho também está sendo realizado nos rios da Farinha Rio da Cruz.(TL)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *