Farmácia Básica do Município de Patos aumenta oferta de medicamentos em um ano

By | 20/01/2018 6:44 pm

 

Por Marcelo Negreiros   Terça-Feira – 16 de Janeiro de 2018

 

Cumprindo metas estabelecidas pela Secretaria de Saúde para 2017, a farmácia básica de Patos, conseguiu organizar seus estoques e melhorar as condições de armazenamento e distribuição de medicamentos, para controlar as entregas de acordo com as necessidades de cada paciente ou órgãos de saúde.

 

O local onde funcionava a farmácia, em janeiro do ano passado, não tinha a menor condição de armazenamento, devido as infiltrações, problemas hidráulicos, mofo, falta de refrigeração e insegurança; e, por causa disso, foi necessário seu fechamento, enquanto era preparada uma nova instalação. A falta de medicamentos era, também, outro problema.

 

Desde a inauguração do novo prédio à rua Rui Barbosa, 434, centro de Patos, Paraíba, dentro das normas estabelecidas pela vigilância sanitária e Ministério da Saúde para entrega de medicamentos de qualidade aos usuários, o número de atendimento vem aumentando a cada dia.

 

“Ano passado no mês de janeiro, a farmácia atendeu 741 usuários e nestes primeiros 15 dias de janeiro, já foram feitos 1.590 atendimentos. Eu atribuo esse aumento de entrega de medicamentos ao nosso planejamento. Em dezembro do ano passado, nós planejamos o estoque de medicamento para suprir janeiro, tendo em vista que as licitações começam a ser manifestadas de janeiro para fevereiro, então nós estamos abastecidos, algumas faltas, são pouquíssimas, devido a fornecedores mas que em breve deve chegar” contou a gerente de farmácia e laboratório, do município de Patos, Germana Leitão.

 

Ainda de acordo com a gerente, agora existe um controle, após a instalação de um programa, o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), “Antes um mesmo paciente pegava uma medicação para dois ou três meses, então um paciente estava sendo beneficiado e um outro ficava sem a medicação, porque um já estava levando a medicação de outro. Então, agora o paciente pega sua medicação de acordo com sua receita e assim não falta pra ninguém, contou Germana Leitão.”

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *