Em Patos, estudante de escola pública vence disputa internacional, mas enfrenta dificuldades para viagem à Inglaterra e pede ajuda

By | 28/01/2018 7:46 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

Imagine uma estudante de escola pública com apenas 17 anos de idade, morando no interior da Paraíba, de família simples e que junto com seus irmãos sempre recebeu incentivo dos seus pais para se dedicar aos estudos. Imaginou? Então conheça Fabrina Tayane Guedes Farias, adolescente que terminou o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Coriolano de Medeiros, em Patos.

 

Fabrina aos 12 anos de idade decidiu estudar inglês sozinha. Aos 17 anos já falava fluentemente a língua estrangeira e foi aperfeiçoando cada vez mais com livros, filmes e na própria escola. Em 2017, a garota viu um anúncio no facebook e decidiu se inscrever para vaga de intercâmbio em uma das universidades mais conceituadas do mundo, a Universidade de Cambridge (Inglaterra).

 

A estudante de escola pública disputou com cerca de 50.000 outras em diversas partes do planeta. Ela ficou em 1ª lugar entre as 5 vagas ofertadas pela Universidade de Cambridge e recebeu a notícia recentemente. A família quase não acreditou, mas confirmou que tudo era real e a emoção tomou conta de todos.

 

Fabrina Tayane escreveu duas redações e a banca de professores de Cambridge escolheu uma delas como perfeita. Assim a garota recebeu uma bolsa para estar na Inglaterra onde passará três semanas recebendo ensinamentos para escolher que curso irá seguir em sua vida. Nada convencional, a estudante fera pensa em cursar astrofísica ou mesmo medicina. Neste programa de verão, Fabrina irá decidir que campo da educação superior pretende ingressar.

 

“Meus pais sempre incentivaram, ensinando a gente a estudar. Na minha casa a educação foi muito rígida. Eles sempre cobraram notas boas, comportamento bom e sempre explicaram que a chave para nosso futuro era a educação, a gente tinha que estudar. Então, eu sempre soube que tinha que estudar para realizar os meus sonhos”, relatou Fabrina Tayane.

 

Mas ocorre que para chegar até a Inglaterra, a jovem estudante terá que conseguir as passagens de ida e volta, fazer um seguro de vida e obter dinheiro para despesas corriqueiras. A Universidade de Cambridge garantiu gratuitamente a bolsa para o intercâmbio, duas refeições diárias e a hospedagem. As demais despesas ficam por conta da família.

 

Aline Mayara, professora de inglês da Escola Coriolano de Medeiros, que sempre incentivou Fabrina, está ajudando com uma campanha entre amigos e a sociedade em geral. Ela tenta conseguir apoio também entre representantes públicos e governos. A estudante tem que conseguir cerca de R$ 10.000,00. Esse recurso é o mínimo para que Fabrina consiga as despesas da viagem. A professora já disponibilizou uma campanha na internet através do vakinha.com com no endereço:  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-fabrina-a-ir-para-cambridge . Contato pelo telefone: (83) 9 9637 6747.

 

Fabrina Tayane é filha do casal Flávio Tadeu e Geane Guedes. O casal tem 5 filhos, dois destes já estão na universidade. Flávio Tadeu Segundo cursa direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Flávia Thalia está no curso de medicina das Faculdades Integradas de Patos (FIP) com a conquista da bolsa integral através do PROUNI devido a nota obtida no ENEM.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *