Prefeitura de Patos distribui sementes de milho para fortalecer a agricultura familiar no município

By | 17/02/2018 2:37 pm

 

  • Por Rodolfo André   Quinta-Feira – 15 de Fevereiro de 2018

 

A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Agricultura iniciou a distribuição gratuita de sementes de milho, que foram adquiridas com recursos do próprio município, e estão sendo entregues aos produtores da agricultura familiar. Na manhã desta quinta-feira (15), as equipes da secretaria de Agricultura estiveram distribuindo as sementes aos agricultores da comunidade do Mucambo. No total, são 1,8 toneladas de sementes que estão sendo distribuídas e cada família receberá 5kg para realizar seu plantio.

 

O engenheiro agrônomo, Iere Caindre, explicou que as sementes são de boa qualidade, desenvolvidas pela EMBRAPA e de uma espécie adequada as condições climáticas da região.

 

“Nós estamos distribuindo as sementes do tipo BRS catingueiro, que é uma semente de ciclo precoce, onde entre a germinação e a colheita do milho seco nós temos um período de 90 a 100 dias e isso para a nossa região é ótimo, porque aproveitamos mais o regime hídrico e, com isso, pretendemos atingir níveis moderados de produtividade já que contamos com essas sementes de excelente qualidade”.

 

Ao receber a sua cota de sementes, o agricultor Cícero Caetano, disse que está muito satisfeito porque o corte de terra foi realizado bem a tempo da chegada do inverno e as sementes também foram distribuídas logo em seguida. “Desde que eu planto eu nunca vi isso, ter as terras cortadas em um dia e receber as sementes no dia seguinte”, destacou o morador da comunidade do Mucambo.

 

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, por sua vez, comentou que o objetivo da Prefeitura é incentivar a agricultura familiar e contribuir para um plantio de qualidade na zona rural do município.

 

“Esta é uma iniciativa pioneira e um trabalho que lutamos bastante para que acontecesse. Esse milho, segundo cálculos dos nossos engenheiros, ele pode chegar a dar um rendimento livre de 2 mil reais para o agricultor na colheita e venda da safra. Isso é um incremento que a Prefeitura faz para que o agricultor tenha a sua renda”, destacou.

 

Além da distribuição de sementes, também está sendo realizada, simultaneamente, e de forma gratuita, os cortes de preparação de terra para plantio pelas máquinas da prefeitura nas propriedades rurais em todas as comunidades do município.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *