Category Archives: Locais

Rádio Espinharas comemorou neste sábado duplo aniversário

 

 

Uma programação especial comemorou neste sábado, 12/08, o duplo aniversário: 67 da AM, inaugurada em 01/08/1950, e 6 anos da FM, posta no ar em 06/08/2011. Pela manhã foi ao ar uma edição especial do Café Quente, comandado por Abrantes Júnior e que teve também no comando a companheira Herta Riama. Participaram do programa, além de inúmeros ouvintes, vários colegas que atuam ou atuaram na emissora AM, nestes 67 anos. Presença de Adilton Dias, parceiro de Abrantes no Café Quente; Luiz Carlos (com programa atual na emissora); Damião Lucena, hoje atuando na Itatiunga FM mas com memorável passagem pela Espinharas; Pedro Palito com mais de trinta anos de história na rádio; Rose Nascimento, disk jockey atual, entre outros. Agradecemos o convite que nos foi feito pela Herta Riama, para participar do programa, e, infelizmente, tínhamos compromisso neste sábado pela manhã, mas mandamos uma mensagem que foi reproduzida ao final do programa. Participantes e ouvintes lembraram figuras e fatos da longa história da emissora pioneira, no Sertão Paraibano, a Globo do Sertão como a chama o companheiro Aécio Nóbrega. O Padre Fabrício, um dos diretores da Fundação Cultura Nossa Senhora da Guia, mantenedora das duas emissoras, agradeceu as homenagens e aos que fizeram estes 67 anos de história da Espinharas AM e os seis da Espinharas FM, renovando o compromisso de continuarem fazendo o melhor rádio. Vamos reproduzir aqui a mensagem que enviamos para o Café Quente Especial de ontem. (LGLM)

Secretaria Municipal de Esportes e Indústria Carreiro lançam, nesta segunda, o Campeonato Patoense de Futebol

 

Será nesta segunda-feira, às 19hs, no pátio da Indústria e Comércio de Bolas e Chuteiras Carreiro, no Distrito Industrial, o lançamento do Campeonato Patoense de Futebol Carreiro. O campeonato é promovido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Esportes e Turismo, em parceria com a Carreiro, uma das maiores indústrias de artigos esportivos do Nordeste. O campeonato será disputado em oito zonas, sendo cinco urbanas e três rurais, utilizando os campos de cada zona. Daí sairão os classificados para a Copa de Futebol cujas partidas serão disputadas no Estádio Municipal José Cavalcanti. Cerca de 1.300 atletas disputarão o campeonato e da copa, recebendo o patrocínio da Indústria Carreiro, que já patrocina eventos semelhantes em várias cidades do país. O primeiro jogo do campeonato acontecerá no próximo dia 19 de agosto. (LGLM)

Sem tetos e desabrigados podem se inscrever para programas habitacionais da prefeitura através de cadastro online

 

(Coordecom)

 

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, visando facilitar o acesso da população aos cadastros habitacionais, está disponibilizando, através do portal oficial de comunicação da prefeitura de Patos o www.patos.pb.gov.br, um formulário online para cadastro de habitação. Link para acesso ao formulário  – http://patos.pb.gov.br/servicos/cadastro-da-habitacao

 

A secretária de Habitação, Paloma Lustosa, explicou que a secretaria realiza cadastros habitacionais para saber o quantitativo do déficit habitacional do município, que é fundamental para a elaboração de projetos de moradia.

 

A secretaria de Habitação acredita que esta nova ferramenta proporcionará uma maior comodidade a população, que não precisará mais se deslocar ao centro administrativo para realizar o cadastro.

 

“A gente trouxe esta novidade para trazer mais comodidade a população. Nós estamos sempre procurando atender as solicitações e reivindicações e, por isso, resolvemos criar este cadastro online que pode ser feito através do site da Prefeitura”, comentou.

 

Paloma Lustosa ainda acrescentou que os cadastros também continuam sendo realizados normalmente na sede da secretaria, que está localizada no Centro Administrativo Aderbal Martins na Rua Horácio Nóbrega no bairro do Belo Horizonte.

Após recuperação de estradas, estudantes deixam de percorrer 3km de bicicleta para terem acesso a escola

 

(Coordecom)

 

Acordar às 04 horas da manhã e percorrer 3km em uma bicicleta velha não é tarefa fácil para ninguém, mas era a rotina diária dos jovens irmãos João Pablo, 11 anos, que estuda na Escola Municipal Professor Oliveira e Ranieres Maria, 14 anos, que estuda na Escola Municipal Alyrio Wanderley e que moram na Comunidade Mocambo de Cima, zona rural de Patos.

 

Devido a má qualidade que se encontrava a estrada que dá acesso a casa dos jovens, o ônibus da Prefeitura Municipal não conseguia chegar até a casa dos estudantes, para isso era preciso que os jovens se deslocassem de bicicleta para outro local que o ônibus pudesse passar. Um belo exemplo e dedicação e força de vontade para quem quer estudar.

 

Vendo essa realidade, a Associação dos Moradores da Comunidade Mucambo de Cima encaminhou uma solicitação à Secretaria Municipal de Agricultura para que a estrada que dá acesso a casa dos jovens pudesse ser recuperada, facilitando assim a vida dos estudantes.

 

“Melhorou muito. Agora o ônibus vem buscar a gente na porta de casa e não precisamos acordar tão cedo nem andar 3km de bicicleta”, disse o estudante Pablo.

 

O pleito foi atendido e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, realizou a recuperação de várias estradas da zona rural.

 

“Era uma estrada que há mais de 20 anos não tinha sido recuperada e na verdade teve que ser aberta novamente” destacou o secretário municipal de agricultura, João Paulo.

 

Ainda de acordo com o secretário, mais de 60km de estradas de barro já foram recuperadas pela Prefeitura Municipal e o objetivo é recuperar ainda mais. “A recuperação de estradas não para, pretendemos recuperar aproximadamente 280km de estradas, inclusive, tornando algumas duplicadas para que possam trafegar dois veículos ao mesmo tempo e abrir cerca de 30km de novas estradas, com isso vamos facilitar o acesso a zona rural, ajudar nos translado de pessoas doentes como também gerar economia na manutenção dos veículos que trafegam nessas estradas”, concluiu.

Hugo Motta era “pau mandado” de Eduardo Cunha, segundo relatório da Polícia Federal

 

(com informações de o Globo)

 

Um relatório da Polícia Federal produzido a partir de mensagens capturadas do telefone do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso no âmbito da Lava-Jato, mostra que os tentáculos do político alcançavam as mais diversas áreas.

 

O ex-deputado influenciava nomeações para cargos públicos, distribuição de propina para o PMDB e até vagas de internação de hospitais do Rio. Quando o assunto era o pagamento de vantagens indevidas, ele se garantia. “Chegou! Valeu. Agradeça lá”, escreveu o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também preso, em mensagem de 2012. “Claro, não tinha dúvidas. Aqui se atrasa, mas não falha”, responde Cunha.

 

Em outros diálogos, Cunha aparece dando orientação para que outros parlamentares atuem por ele em medidas provisórias.

 

Em 2012, Cunha mandou mensagem para o deputado Hugo Motta (PMDB-PB) para atuar em nome dele. “Acredita-se que o ex-parlamentar (Cunha) utilizaria, supostamente, do deputado Hugo Motta, também do PMDB, para interceder na MP 561”, diz o relatório da PF. Na mensagem, Cunha digitou: “Vou pôr uma emenda para vc assinar que é do veto da 561”. Motta respondeu: “Ok, aguardo. Abs!!!”, revela O Globo.

 

Em outra ocasião, uma assessora de Cunha chamada Claudia Medeiros enviou ao chefe um e-mail com uma minuta de requerimento e o questiona sobre a possibilidade de envio ao deputado Hugo Motta para assinatura. A mensagem foi em agosto de 2012. “Posso mandar para o Hugo Motta assinar?????”, diz a mensagem da assessora.

O requerimento era para o Ministério de Minas e Energia enviar informações sobre a parceria da Petrobras Bio Combustível com a Açúcar Guarani SA e o Grupo Tereos. Para a PF, o requerimento foi apenas enviado para Hugo Motta assinar. Motta informou que não se lembrava especificamente do assunto, mas que era comum conversar com os colegas sobre atividade parlamentar.

 

Comentário do programa – Ou seja, Hugo funcionava como “menino de recados” de Eduardo Cunha. Foi esta função que ele exerceu quando presidiu a CPI da Petrobrás, criada para tentar encobrir as “maracutaias” reveladas depois pela Operação Lava Jato. (LGLM)

Famílias de baixa renda podem se cadastrar no Programa “Conta Comigo” da Energisa  

 

(Coordecom)

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Energisa está atendendo a população, com um setor exclusivo na sede da secretaria, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h as 13h30, para inserir e atualizar cadastros de famílias no Programa “Conta Comigo”, que dá descontos de até 65% nas contas de energia das residências classificadas como de família que possui baixa renda.

 

A adesão ao programa Conta Comigo é gratuita e para se cadastrar é necessário apresentar documentos pessoais como RG e CPF, número do NIS e a conta de energia de sua residência.

 

Tem direito aos descontos na conta de energia as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita até meio salário mínimo (hoje: R$ 468,00); pessoas amparadas pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e as famílias inscritas que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

 

A coordenadora do Bolsa Família, Michelle Oliveira, conta que esse atendimento já está sendo realizado na sede da secretaria há uma semana. “Esta é uma boa oportunidade para as famílias classificadas como de baixa renda de Patos fazerem seu cadastro neste programa, que dá bons descontos na conta de energia e contribui para a renda familiar”, comentou.

Negocie suas dívidas com a Prefeitura de Patos até 31 de agosto e ganhe bons descontos

 

(Coordecom)

 

Desde o início do mês de Julho a Prefeitura de Patos está dando oportunidade a quem deseja refinanciar as dívidas que possui com o município, através dos programas municipais de refinanciamento de dívidas ativas e em execução judicial, o REFIS 2017 e o Concilia Patos que funcionarão até o dia 31 de agosto de 2017.

 

O REFIS 2017 consiste em um programa de refinanciamento de dívidas ativas como IPTU, ISS, multas do PROCON ou qualquer outro tipo de débito com o município. Para aderir ao REFIS 2017 basta se dirigir ao setor de administração tributária do Município, localizado na sede da prefeitura, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Já o CONCILIA Patos é para as pessoas cujas dívidas já estão em execução judicial e, para aderir a este programa, basta procurar a Procuradoria do Município, localizada na rua Deodoro da Fonseca, para firmar acordos.

 

Quem pagar sua dívida à vista terá desconto de 100% de juros e de multas, e quem desejar parcelar o desconto é gradual, dependendo do número de parcelas, podendo parcelar em até 24 vezes com desconto de até 20%.

 

De acordo com a diretora de administração tributária do município, Laís Nunes, esta é uma forma da prefeitura de Patos dar incentivos para que as pessoas se regularizem e que os programas estão sendo bastantes procurados pela população que busca se regularizar obtendo bons descontos.

 

“A procura está muito boa e estamos muito satisfeitos em atender este pleito da sociedade, para as pessoas que queriam renegociar suas dívidas junto ao município. Quem ainda não veio ainda está em tempo de aproveitar esta oportunidade que a Prefeitura está dando, o prazo vai até 31 de agosto e não será prorrogado”, comentou.

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia população de Patos

 

(Coordecom)

 

Usuários que utilizam dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 24 municípios da 6º Gerência Regional de Saúde de Patos e que necessitam de cirurgia de catarata começaram, nesta quinta-feira, (10/08), a receber o tratamento da visão. O mutirão é uma ação da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais.

 

As cirurgias acontecerão em duas etapas, a primeira acontece nos dias 10 e 11 de agosto e a segunda no mês de setembro, totalizando 500 cirurgias. Dentro desse total, o município de Patos recebeu 100 vagas.

 

De acordo com a gerente de regulação, controle e avaliação, Irlla Wanessa Bitu, a Secretaria de Saúde do município fica encarregada de fazer a triagem nas Unidades Básicas de Saúde, envia para a atenção especializada e repassa a demanda à Gerência Regional de Saúde. Também fica na responsabilidade do município os exames de risco cirúrgico e o transporte dos pacientes que são contemplados com o mutirão.

 

A paciente do Mutirão de cirurgia de catarata, Maria Gorete de Sousa, comentou a qualidade do atendimento. “O pessoal que está a frente dessa ação está de parabéns. Agradeço o excelente atendimento conosco. Sem esse pessoal, jamais teríamos essa vantagem de realizar esse procedimento e enxergar novamente”, disse.

 

A Gerência de Saúde orienta as pessoas interessadas que logo que for detectada a necessidade de cirurgia de catarata, procurem sua unidade de saúde, faça seu cadastro e aguarde pelo próximo mutirão.

Prefeitura Municipal facilita trabalho dos catadores no Lixão de Patos

 

(Coordecom)

 

Atendendo aos pedidos dos membros da Associação dos Catadores de Patos (ASCAP), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou a limpeza e desobstrução no Lixão de Patos, devido ao grande volume de resíduos sólidos que estavam acumulando no local.

 

O acúmulo de lixo se deu devido um problema com o trator de esteira que realiza o trabalho naquele setor e que precisou passar por revisões e consertos, já que houve um aumento da coleta de lixo do município.

 

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves, disse que esse é um trabalho feito em parceria entre Prefeitura e ASCAP e que a gestão municipal fará de tudo para proporcionar melhores condições de trabalhos para os catadores.

 

“A coleta de lixo de Patos aumentou consideravelmente, começou a haver um acúmulo de lixo, dificultando a entrada dos veículos que transporta e deposita o lixo no local, o que acabou causando tumulto, mas que logo foi resolvido. Enviamos outra máquina da Prefeitura que fez a desobstrução da entrada e que está no Lixão trabalhando a todo vapor e os catadores estão realizando a coleta seletiva de forma legal”, esclareceu.

STTRANS vai promover, a partir de terça-feira, “blitzen” contra estacionamento de forma irregular

COMUNICADO DA STTRANS

(Coordecom)

 

A STTRANS, comunica a população da cidade de Patos, que após inúmeras reclamações, via telefone e via ofícios, de que estão acontecendo várias infrações, como veículos ocupando vagas de idosos e portadores de deficiência física, além de estacionarem em vagas exclusivas para paradas de ônibus, por esse motivo o órgão resolveu intensificar a fiscalização destas situações.

 

Portanto, sempre visando uma melhor mobilidade urbana para o município, será realizada a partir da próxima terça-feira (15/08), com início às 08hs da manhã, uma fiscalização mais intensiva, quando os agentes estarão percorrendo esses locais e, se forem encontrados veículos irregulares, serão devidamente autuados, sendo o veículo removido se o condutor não estiver presente no local.