Category Archives: Locais

Dinaldinho esclarece criação e futura implantação da taxa de lixo

 

Em contato com a imprensa esta semana, o prefeito Dinaldinho Wanderley esclareceu a celeuma criada em torno da criação e implantação da chamada taxa de lixo. A taxa de lixo faz parte do Plano de Resíduos Sólidos aprovado pela Câmara de Vereadores, ainda na administração anterio,r e só será cobrada a partir do funcionamento do Aterro Sanitário, cuja implantação a administração espera ver concluída ainda no próximo ano. A aprovação da taxa de lixo faz parte do cronograma para implantação do Aterro Sanitário, tão desejado pela população, para substituir o Lixão que tantos problemas nos tem causado. Sem o Aterro não se poderá desativar em definitivo o Lixão. E a Taxa de Coleta de Residuos ou taxa de lixo como a chamam popularmente faz parte do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. João Pessoa, por exemplo, instituiu a TCR em 1998.

Dinaldinho esclarece taxa de lixo

Secretário Jardelson passa mal e é internado na UPA do Campo da Liga durante a madrugada da sexta-feira

 

(Folha Patoense)

 

Por volta das três horas da madrugada desta sexta-feira, 13/10, o secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Patos, Jardelson Pereira, acordou sentindo uma forte dor no estômago.

 

Jardelson tomou um omeprazol e uma ranitidina, mas a dor continuava de forma intensa e ele se dirigiu com a esposa para a Upa Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA do Campo da Liga). Foi feito um eletrocardiograma e exames de sangue e os resultados apresentados indicavam que o secretário poderia ter tido um princípio de pré-infarto.

 

Jardelson continuou em atendimento na UPA e se submeteu a outro eletrocardiograma e a novos exames de sangue e, desta vez, se descartou a possibilidade dele ter tido um pré-infarto.

 

Saiu da área vermelha para a área amarela e por volta de meio-dia recebeu alta e já está em casa se recuperando.

 

Em contato com a esposa dele a Folha Patoense teve a informação de que o secretário teve infecção intestinal ou gastrite e agora vai se submeter a uma bateria de exames e se tratar em casa.

3ª Exposição Agropecuária da Comunidade Trincheiras ocorrerá no dia 15 de outubro em Patos

 

 (Folha Patoense)

 

No dia 15 de outubro, domingo, acontecerá a 3ª Exposição Agropecuária da Comunidade Trincheiras,  zona rural de Patos. O evento começa às 9 horas da manhã, com saída da Comunidade Serrota, com uma cavalgada até o Sítio Trincheiras.

 

Chegando ao ponto principal do evento terá cavalgada, torneio de futebol, brechó beneficente, agricultores comercializando seus produtos orgânicos (agricultura familiar) e forró pé-de-serra (a exemplo do Trio Tamanduá). As atividades ocorrerão durante todo o dia.

 

Segundo Jeany Venâncio, presidente da Associação Comunitária de Trincheiras, já é o terceiro ano do evento. “Já estamos no terceiro ano e este evento vai proporcionar diversão para todos os participantes que vierem prestigiar”, diz Jeanny. Toda arrecadação do evento é direcionada em benefícios para a comunidade Trincheiras.

 

Comentário do programa – Estava prevista a presença do prefeito Dinaldinho Wanderley que inclusive entregaria à população o Espaço de Leitura José Monteiro de Araújo, uma sala de leitura no local onde funcionava a escola da comunidade. (LGLM)

Estão abertas as inscrições do 1º Pedala Patos RedePharma

 

Por COORDECOM   Segunda-Feira – 9 de Outubro de 2017

 

 

Iniciou nessa segunda-feira (09/10), as inscrições para o 1º Pedala Patos RedePharma, evento que será realizado dia 24 de outubro pela rede de farmácias RedePharma em parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, juntamente com a STTRANS e o grupo de ciclistas Pedala Batom.

 

As inscrições estão abertas para toda a população e vão até o dia 20 de outubro, estão sendo realizadas na Farmácia RedePharma da Rua Solon de Lucena, localizada em frente a Catedral, das 8h às 17h. Para participar basta levar 1 kg (um quilo) de alimento não perecível que serão entregues a causas sociais.

 

O evento que faz parte das comemorações do aniversário dos 114 anos da cidade de Patos contará com a entrega de uma camisa para os participantes, mesa de frutas e um Dj que animará todo o percurso do evento.

 

O secretário Municipal de Esporte, Nalfrânio Sátiro, disse que além de ser um evento de comemoração pela cidade Patos é um momento de solidariedade. A expectativa da Secretaria de Esportes é que haja uma grande participação da população.

 

“Um grande evento ciclístico na nossa cidade, que esperamos contar com mais de 200 inscritos. Então convido você a se fazer presente na RedePharma com apenas 1kg de alimento, onde mais do que um lado social ou esportivo, vamos ajudar quem precisa. Conto com a presença de todos vocês”. (TL)

Campanha de Vacinação Antirrábica começou na segunda (09/10) no município de Patos

 

Por COORDECOM   Segunda-Feira – 9 de Outubro de 2017

Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica teve início, em Patos, nesta segunda-feira, (09/10), e serão três etapas, começando pela zona rural entre os dias 9 e 18 de outubro, finalizando no distrito de Santa Gertrudes, no dia 20. O Dia D da campanha, que abrangerá toda a zona urbana, será no dia 21.

 

O objetivo da campanha é buscar imunizar o máximo de animais possível no município, tendo em vista que se trata de uma doença viral que pode chegar a ser transmitida para humanos.

 

A campanha teve início após uma semana educativa sobre cuidados com animais, que aconteceu nos primeiros dias de outubro, obedecendo ao que preconiza a Lei Municipal 4.862/2017, que instituiu a Semana Municipal de Proteção aos Animais, e que concluiu com uma campanha de adoção, promovida pela Prefeitura de Patos, realizada no último sábado, (07/10), na Praça Getúlio Vargas, Centro, totalizando 26 adoções entre cães e gatos. A ocasião também serviu como momento de vacinação de animais contra o vírus da raiva, totalizando cerca de 100 animais vacinados.

 

Devem ser vacinados animais a partir de 2 meses de idade, inclusive fêmeas prenhes ou em período de amamentação. Porém, a vacina não é indicada para animais doentes ou que estejam sendo medicados por antibióticos ou antinflamatórios.

 

Os pontos de vacinação serão disponibilizados pelas equipes dos Agentes Comunitários de Endemias da Secretaria de Saúde que estarão percorrendo as principais comunidades da zona rural e urbana.

 

A raiva é uma zoonose viral, se caracteriza como uma encefalite progressiva e letal. Todos o mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. (IN – MN)

UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda recebeu habilitação do Ministério da Saúde

 

Por COORDECOM   Terça-Feira – 10 de Outubro de 2017

 

Reinaugurada em 24 de abril do ano 2017, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda vem atendendo a população de Patos com excelência e recebendo  elogios dos usuários que procuram aquela unidade de saúde.

 

Os atendimentos têm crescido a cada mês, com um custo mensal de aproximadamente R$ 1.000.000 (um milhão de reais). Só no mês de setembro, a UPA registrou mais de 6 mil atendimentos e outros dez mil procedimentos, totalizando quase 18 mil. entre atendimentos e procedimentos. Um número comparado a hospitais de grandes centros. Veja números abaixo:

 

Atendimentos médicos – 3.050

Classificação de risco – 3.208

Assistente Social –  158

Fisioterapia –  48

+Total – 6.464

Procedimentos   de enfermagem –  9.150

Laboratório –  1.534

Sutura –  15

Eletrocardiograma –  278

+Total – 10.977

=Total Geral: 17.441

 

Para constatar esta realidade, uma equipe do Ministério da Saúde realizou inspeção nas instalações, observando atendimentos, equipes técnicas, funcionamento, insumos e diversos outros itens exigidos para o pleno funcionamento, constante na Portaria nº 10/GM/MS, de 03 de janeiro de 2017, redefinindo as diretrizes de modelo assistencial e financiamento da UPA 24h. de Pronto Atendimento como componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do sistema Único de Saúde.

 

Com a habilitação, ficam estabelecidos os recursos no montante de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) em parcelas mensais para o Fundo Municipal de Saúde de Patos. (IN – MN)

Laboratório Municipal reabrirá atendimento em Santa Gertrudes e implanta serviço de coleta domiciliar

 

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 11 de Outubro de 2017

Atendendo  pedidos da população do Distrito de Santa Gertrudes, o Laboratório Municipal de Patos vai reabrir o ponto de coleta na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Urquiza, localizada naquele distrito. A previsão é de que, a partir da próxima segunda-feira, (16/10), o serviço já esteja disponível para a população.

 

Para isso, na manhã desta terça-feira, (10/10), os profissionais da UBS passaram por capacitação e receberam os insumos necessários para iniciar o serviço de coleta para a população daquela área.

 

O Laboratório ainda implantou o Serviço de Coleta Domiciliar, que atende pacientes acamados. Para ter acesso ao serviço, o tutor ou responsável pelo paciente deve, depois de marcado o exame, se dirigir até o Laboratório Municipal com a requisição e um laudo médico que comprove não haver condições de deslocamento para fazer os exames, ou mediante solicitação do enfermeiro da UBS, e providenciar um agendamento da visita da equipe para coleta de material.

 

A gerente de Laboratório e Farmácia do Município, Germana Leitão, ressaltou que é prioridade da gestão buscar qualidade e eficácia nos serviços prestados à população. “O prefeito Dinaldinho  vem atendendo à população de forma eficaz e os usuários do SUS estão tendo seus direitos garantidos”, disse.

 

As coletas realizadas em Sta. Gertrudes serão encaminhadas para o laboratório central que conta 35 profissionais entre bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório e técnicos administrativos, a sede do Laboratório Municipal está localizado na rua Juvenal Lúcio, bairro Belo Horizonte, em Patos. (IN – MN)

5ª Edição do “Tampa da Lata” foi um sucesso e Prefeitura de Patos garante apoio a realização de próximas edições

 

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 11 de Outubro de 2017

A Organização da 5ª Edição do “Tampa da Lata”, evento que foi realizado no dia 30 de Setembro, e que teve shows musicais em praça pública, falou sobre o sucesso do evento e agradeceu o apoio da Prefeitura de Patos que já reafirmou o apoio para a edição do próximo ano.

 

Dentro da programação do Tampa da Lata, além dos shows musicais na Concha Acústica Nilson Batista na Praça Edvaldo Motta, também aconteceu a segunda etapa do Circuito Paraibano de Skate, que foi realizada no Ginásio de Esportes O Rivaldão com a participação de vários skatistas amadores de Patos e região, toda a programação atraiu um público variado para os dois locais.

 

O organizador do evento, Washington Queiroz, disse que a edição deste ano foi um sucesso. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura e dos patrocinadores, como também ressaltou o compromisso da atual gestão em apoiar o evento do próximo ano e fez considerações sobre o evento.

 

“Nós conseguimos inserir dentro da programação do Tampa da Lata a segunda etapa paraibana de skate e isso é muito importante porque nós colocamos Patos no cenário nacional de skate. Deu tudo certo, graças a Deus o prefeito Dinaldinho nos apoiou bastante e sempre foi muito solicito com o nosso evento”, comentou.

Secretaria de Esportes participa de reunião em defesa da instalação do Centro de Oncologia em Patos

 

Por Coordecom    Quarta-Feira – 11 de Outubro de 2017

O grupo de mulheres Amigas Viva A Vida, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Esporte e Turismo e a Polícia Militar, entre outros parceiros, realiza no próximo dia 28 de outubro, a Corrida e Caminhada Pela Vida, como parte da Campanha Outubro Rosa, que é desenvolvida num trabalho de conscientização e combate ao câncer de mama.

 

A inscrições para a corrida já podem ser efetuadas ao custo de R$ 50,00 (cinquenta reais), cuja iniciativa tem por objetivo arrecadar recursos para a aquisição de equipamentos básicos para o Centro de Oncologia. “Na última fiscalização do Ministério da Saúde, não haviam equipamentos básicos, a exemplo de Gela Água, cadeira de recepção, sala, cadeira de quimioterapia, entre outras coisas, e precisamos de levantar recursos por que a demanda de Patos nos grandes hospitais está muito grande”, disse Geruza Delfino, coordenadora do grupo Amigas Viva a Vida.

 

De acordo com o Coronel Eneas Cunha Rolin, comandante do CPR II, a corrida terá a participação de militares e atletas de toda a região, uma vez que será de fundamental importância a participação da sociedade em uma causa tão importante. “Sabemos dos esforços do governo do Estado, mas entendemos que a causa do Hospital de Câncer de Patos não é de um grupo, mas de toda a sociedade”, explicou.

 

O secretário de esportes Nalfrânio Sátiro, disse que o governo Dinaldinho Wanderley trabalha de forma inclusiva e por isso, haverá todo um esforço para a realização de um evento grandioso. “O evento será inclusivo, com todo o apoio logístico por parte da Prefeitura, onde todos os atletas de Patos e região receberão medalhas, além da premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugares nas provas masculino e feminino”, assegurou.

 

Ainda segundo Nalfrânio, as inscrições já podem ser feitas através do endereço eletrônico: amigasvivaavida.blogspot.com. Para o evento, haverá premiações de R$ 200,00 (duzentos reais); R$ 100,00 (cem reais) e R$ 50,00 (cinquenta reais) para primeiro, segundo e terceiro lugares na prova masculina, e de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais); R$ 100,00 (cem reais) e R$ 50,00 (cinquenta reais), para as três primeiras colocações na prova feminina.

 

A prova será dividida em duas etapas: Uma caminhada de 3 quilômetros e a corrida de 6 quilômetros, que percorrerão as principais ruas de Patos, com saída ao lado do Restaurante Pirão de Queijo.

Secretaria de Educação de Patos promove jantar em comemoração pelo Dia do Professor

 

Por COORDECOM   Sexta-Feira – 13 de Outubro de 2017

 

A Prefeitura Municipal de Patos por meio Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite da última quarta-feira, dia 11, no Patos Tênis Clube, uma festa em comemoração ao Dia do Professor. O evento contou com a presença de todos os professores da Rede Municipal de Ensino que foram recepcionados pelo prefeito Dinaldinho Wanderley, a primeira-dama, Mirna Noia, pela secretária de Educação, Zoetânia Nóbrega, e demais gerentes, coordenadores e supervisores escolares.

 

A noite que foi marcada por momentos de muita descontração, foi embalada ao som do Forró Precateado. Durante a festa foram sorteados diversos brindes, dentre eles 20 notebooks do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), doados exclusivamente para professores que estão em sala de aula.

 

O prefeito Dinaldinho Wanderley destacou a importância do professor no papel de agente transformador da educação, e aproveitou o ensejo para parabenizar os professores da rede municipal.

 

“Acredito que esse seja o momento em que a educação se une para que a gente possa transformar verdadeiramente a vida das pessoas, e eu acredito seriamente na transformação pela educação. Temos trabalhado durante o ano todo, vamos começar agora o planejamento para 2018, com uma educação mais voltada para o aprendizado e o pedagógico. É com muita honra que a gente vem para um momento como esse. Temos o momento de trabalhar, de cobrar, de se dedicar mesmo com as dificuldades que a gente enfrenta, mas temos também o momento de se confraternizar. Estou muito feliz em fazer parte deste momento como prefeito, e hoje é festa, confraternização. Deixo meu abraço para todos e desejo vida longa a cada um e parabéns pelo seu dia,” disse o prefeito.

 

A secretária de Educação, Zoetânia Nóbrega, falou da importância do professor para todo o funcionamento da educação e destacou a importância dos encontros proporcionados por momentos como esse.

 

“Eu me sinto parte dessa comemoração, estou secretária, mas sou professora. Esse momento ele é necessário, porque é uma oportunidade na qual a categoria se senta, se reúne, dá risada, coloca os papos em dia. No meu caso em particular pude encontrar com colegas de outras épocas, e isso é gratificante. Esse momento é o momento do encontro,” comentou.

 

Para a professora da escola CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho, Kátia Nóbrega de Sousa, a gestão vem tratando a educação com respeito e dignidade. Ainda de acordo com a professora o encontro foi uma forma reconhecer a importância do papel do professor.

 

“É uma noite de muita alegria, principalmente porque nós nos reencontramos, nos confraternizamos, em nome de uma profissão. Cada professor que faz o seu trabalho com amor, com boa vontade e com consciência da responsabilidade que ele tem na formação humana, intelectual de cada criança que a gente acolhe, ele vai ser recompensado, porque a gente vai formar pessoas melhores. É muita alegria, a gente se sente parte do processo, parte da equipe, do grupo e também um pouco responsável por tudo que está acontecendo aqui hoje. Então é uma forma de reconhecer que o nosso papel é de fundamental importância na sociedade. Estou muito feliz, muito satisfeita, com a forma como a educação vem sendo tratada na gestão do prefeito Dinaldinho, com respeito e dignidade,” falou. (KL)

 

Caps Infantil realizou festa em comemoração ao Dia das Crianças

Por COORDECOM   Sexta-Feira – 13 de Outubro de 2017

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Patos (CAPS I), em parceria com o SAMU; a Escola de Ciências da Saúde (ECISA); e o Shopping Cidade, promoveu na manhã desta terça-feira, 13 de outubro, uma atividade comemorativa ao Dia das Crianças. A atividade teve como objetivo integrar os usuários com seus familiares e funcionários do centro em um momento de lazer e confraternização.

 

O evento, que aconteceu no salão de festas do Shopping Cidade, contou com  brincadeiras, danças, palhaços fantasiados, comes e bebes, pintura de rosto,  entrega de brinquedos, parque de diversões, pipoqueira, dentre outras coisas que abrilhantaram o momento.

 

Para a coordenadora de Saúde Mental, Mariana Montenegro Leitão, o evento foi positivo principalmente porque proporcionou uma oportunidade de socializar com as crianças do CAPS. “Estamos muito felizes, porque essas crianças puderam sair de dentro do CAPS para viver um momento fora daquela realidade. O Shopping Cidade abriu as suas portas para a gente está trazendo essas crianças pra cá e hoje elas estarem podendo se divertir com tudo isso”, disse.

 

A mãe de um usuário, Lucimara Rodrigues, comentou sobre a importância de eventos como esses na evolução das crianças. “Esta semana foi muito legal, porque eles tiveram atividades recreativas além do que eles já vivem no dia  a dia. Então isso foi muito rico por proporcionar  momentos de socialização e lazer para eles. Toda a equipe está de parabéns. Meu filho só tem evoluído a cada dia”, comentou.

 

O momento recreativo fez parte da programação da semana dedicada ao Dia das Crianças que contou com vasta variedade de atividades de lazer e descontração para os usuários e seus familiares. (IN – MN)