Category Archives: Locais

Defesa Civil faz pesquisa, localiza proprietários da casa abandonada e dá prazo para resolver problema na cidade de Patos (+)

 

Representantes da Defesa Civil do Município de Patos buscaram informações na Concessionária de Energia Elétrica Energisa, na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e junto ao setor de tributação da Prefeitura Municipal de Patos até encontrar os responsáveis pela casa abandonada na Rua Senhor Gualberto, Bairro Santo Antônio.

Os moradores da referida localidade estão revoltados com o abandono do imóvel que vem causando transtornos aos vizinhos. A casa está servindo de depósito de lixo e vem sendo usada para atos ilícitos.

De acordo com o bombeiro militar Otaviano, responsável pela Defesa Civil, a residência abandonada pertence a Josefa Silva Motta, que era esposa de Edmilson Motta. A última conta de água é de 2013 e desde esse ano não tem mais registro de moradores.

A Defesa Civil encontrou a senhora Yoma que tem administrado os imóveis da família Motta. Ela comunicou que o atual proprietário reside em Roraima, mas a responsável pediu um prazo de três dias para contatar o atual proprietário para que seja determinada uma limpeza no imóvel e as devidas providências para evitar os transtornos que vem sendo gerados na comunidade da Rua Senhor Gualberto.

Otaviano relatou que foi dado um prazo para os responsáveis para que até a próxima quinta-feira, dia 23, o problema seja resolvido. A senhora Yoma relatou que já está nos planos dos proprietários a demolição da casa em questão.

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

(+) Comentário do programa – Acho que há um engano, Jozivan, quanto a identidade da proprietária original do imóvel. Josefa da Silva Motta era dona Zefinha Motta, mãe do ex-prefeito Edmilson Motta e do deputado Edivaldo Motta, que era proprietária de vários imóveis nesta e em ruas vizinhas. Como dona Zefinha morreu há vários anos, a casa deve ser de herdeiros, a esta altura dos netos de dona Zefinha, pois todos os filhos, salvo engano também já morreram. De qualquer maneira, parabéns por ter viabilizado, junto com a Defesa Civil, uma solução para o caso. (LGLM)

Trabalhadores da rede de ensino privado realizam ato público e assembleia na cidade de Patos (+)

 

Dezenas de cidadãos mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba (SINTEENP) realizaram na manhã deste sábado, dia 18, um ato público para esclarecer os principais pontos da proposta de reforma da previdência social que está sendo encaminhada pelo Governo Federal, através do presidente Michel Temer (PMDB), ao Congresso Nacional.

O ato aconteceu na Praça Getúlio Vargas, Centro de Patos, onde com o uso de um carro de som foi mostrado que a reforma da previdência proposta pelo presidente Michel Temer é na verdade um duro golpe nos trabalhadores que irão sofrer no momento mais delicado da sua vida, ou seja, no momento de se aposentar. O aumento da idade mínima para se aposentar e os cálculos feitos pelo governo são uma afronta, pois para se aposentar aos 67 anos, o trabalhador deve ter começado a contribuir com a previdência aos 16 anos de idade, dentre outros pontos.

Após a discussão da reforma previdenciária que contou com o advogado Dr. Aluízio Queiroz, Edleudo Lucena (SINTEP), Carminha Soares (SINFEMP), além da presidente do SINTEENP, Maria das Lágrimas “Lalá”, os presentes se deslocaram até a Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP) onde deram início a assembleia do SINTEENP que discutiu e deliberou a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho que será encaminhada aos representantes patronais.

Em pauta na assembleia: informações sobre as condições de trabalho na rede particular de ensino; discussão e deliberação sobre revisão das convenções coletivas e acordo coletivos em vigor; autorização para a diretoria negociar ou entrar com dissidio coletivo, se for o caso; autorização para desconto assistencial dos empregados e as novas estratégias de luta contra a retirada de direitos previdenciários, além de demais encaminhamentos.

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

(+) Comentário do programaComo a maior parte da despesa das escolas privadas é a mão-de-obra, seria justo que os proprietários repassassem para os funcionários índices próximos aos que usaram para o aumento das mensalidades. Com relação à Reforma da Previdência que se faça uma discussão racional e objetiva. Que o Governo prove qual a real situação da Previdência e que providencie um combate sistemático às fraudes que tanto prejudicam à Previdência, para, só então, exigirem sacrifícios para os já sacrificados trabalhadores brasileiros. Que se faça uma reforma da Previdência, mas sem cobrar o seu preço exclusivamente dos trabalhadores. (LGLM)

Força Tarefa da ANP e do INMETRO fecha bombas de postos de combustíveis na cidade de Patos (+)

 

Funcionários da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ/PB), órgão ligado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), estiveram nesta sexta-feira, dia 17, realizando uma fiscalização em força tarefa em diversos postos de combustíveis na cidade de Patos.

De acordo com informações, dois2 postos de abastecimento tiveram bombas interditados pela fiscalização por vender combustíveis em desacordo com as normas técnicas que regem a boa qualidade e quantidade dos produtos.

Fotos nas redes sociais e diversos comentários surgiram elogiando a fiscalização da ANP e do INMETRO na cidade de Patos.

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

(+) Comentário do programa – O que muita gente não sabe é que Patos tem, pelo menos, vinte postos de combustíveis, apesar do fechamento temporário do Paizão e do Carreteiro.  E alguns deles descuidados com o cumprimento da legislação. (LGLM)

Vereador Sales Junior (PRB) inicia reforma estrutural no prédio da câmara e abre mão de gabinete (+)

 

O Presidente da Câmara Municipal de Patos-PB, vereador Sales Mendes Junior (PRB), está acompanhando de perto as obras de ampliação e melhoramento estrutural do prédio da casa Juvenal Lúcio de Sousa.

“Nossa primeira preocupação foi com os gabinetes dos parlamentares. Como é do conhecimento de todos, a casa só tinha 13 gabinetes e com a chegada de 4 novos parlamentares tivemos que dividir alguns cômodos e desocupar outros, como foi o caso da tesouraria e a sala de arquivo. Com essas mudanças, nós conseguimos assegurar 16 gabinetes”, destacou o presidente do Poder legislativo de Patos.

O gabinete da presidência, o maior de todos, foi divido em dois. “Entendo que o bom exemplo deve partir do presidente desta casa e por isso abri mão desse gabinete que agora vai poder abrigar dois parlamentares”, explicou Junior que vai utilizar a sala das comissões, quando isso for possível, para despachar.

Além da construção dos novos gabinetes, o presidente da câmara informou ainda que serviços de reparos estão sendo feitos em algumas paredes que apresentavam rachaduras, no telhado, por onde entrou muita água durante a última chuva, pintura, concertos de alguns condicionadores de ar que estavam quebrados, serviços de manutenção de todos os computadores, inclusive com a compra de pelo menos dois novos, parte elétrica e do serviço de som local.

Por conta do grande volume de serviço, o presidente Sales Junior revelou que o retorno das atividades parlamentares, previsto para o próximo dia 21 de fevereiro, deve ser adiado. “Nós queremos iniciar o primeiro período legislativo de 2017 com todas as condições estruturais favoráveis, tanto para os vereadores como para a imprensa que cobre nossos trabalhos, mas principalmente para os servidores, e, claro, para as pessoas que costumar vir a essa casa acompanhar as Sessões Ordinárias”, finalizou o parlamentar.

A nova data para o retorno das atividades parlamentares será divulgada oficialmente em breve. A expectativa é a de que os trabalhos deverão ser iniciados na primeira semana de março.

(+) Comentário do programa – Quem elaborou o projeto da Câmara foi imprevidente, pois todo mundo sabia que a tendência era haver aumento no número de vereadores. Obrigar a atual Mesa a improvisar gabinetes é falta de visão. A não ser que tenha sido impedido pelas restrições financeiras da época. (LGLM)

Mineral e Nabor negam que estejam disputando cargos estaduais na cidade de Patos (+)

 

Especulações surgidas na imprensa patoense nos últimos dias davam conta que os deputados estaduais Antônio Mineral (PSDB) e Nabor Wanderley Filho (PMDB), estariam disputando os cargos do Estado dentro da cidade de Patos e ainda no apoio a Ricardo Coutinho dentro da assembleia.

Em sua fala Nabor disse que não está sabendo da suposta disputa entre ele e o deputado titular Antônio Mineral.

“Acredito que seja especulação da imprensa e, quanto aos cargos, estes são do governador, quando ele quiser repassar ou tirar ele fará com toda a liberdade”, comentou Nabor.

Mineral também negou que haja essa disputa e disse não ter conversado qualquer coisa desse tipo com o governador, apesar de ser um apoiador do governo estadual na assembleia.

“Quem tá comandando os cargos na cidade de Patos é o deputado Nabor Wanderley”, garantiu o deputado Antônio Mineral.

(Patos Online)

(+) Comentário do programa – Mineral dá uma jogada de mineiro. Ao dizer que Nabor é quem está mandando nos cargos de Patos, causa constrangimento no deputado peemedebista pelos cargos para os quais este não conseguir indicação. Ao mesmo tempo mostra prestígio nos casos em que ele próprio conseguir a indicação, “furando” o esquema do concorrente. (LGLM).