Dom Paulo Jackson comemora Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal (com comentário nosso e “erramos”)

By | 24/12/2018 5:16 am

(com informações repassadas por Andreia Nóbrega de Sousa)

 

Paulo Jackson Nóbrega de Sousa nasceu na cidade de São José de Espinharas no dia 17 de abril de 1969. Filho de José Nóbrega de Sousa (In Memoriam) e Maria Ida da Nóbrega. Deste casamento, nasceram sete filhos: Maria José, José Mattheson, Marcos Antônio (in memoriam), Paulo Jackson, Ana Maria, Luzia Neta e José Deoclécio.

 

Estudou o Ensino Fundamental I na Escola Profissionalizante Miguel Sátyro e Escola Estadual Rio Branco; e o Ensino Fundamental II no Colégio Diocesano de Patos. O Ensino Médio (1984-1986) foi feito no PREMEM, no Colégio Diocesano de Patos e no Colégio Cristo Rei. Ingressou no Seminário Menor São José, na cidade de Patos, em fevereiro de 1985. Chegou a Recife em fevereiro de 1987 para estudar Filosofia no Seminário Regional do Nordeste II (1987-1989). Fez o Curso de Teologia em João Pessoa no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1990-1992), reconhecendo-o posteriormente junto ao MEC em 2012 pelo Centro Universitário Claretiano. Fez o estágio preparatório à ordenação presbiteral na Paróquia de São Sebastião (Catingueira). A ordenação diaconal aconteceu no dia 27 de agosto de 1993 e a ordenação presbiteral em 17 de dezembro de 1993.

 

Foi enviado a Roma, pela primeira vez, para aprimorar os seus estudos: fez mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico (PIB) entre 1997 e 2000;  posteriormente, fez o doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana entre 2007 e 2010.

 

Pe. Paulo Jackson foi Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto (Bairro Horto – Belo Horizonte – MG); e professor de exegese bíblica na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas); e formador dos seminaristas da Diocese de Patos (PB) que estudavam teologia em Belo Horizonte.

 

Depois de ordenado, assumiu os seguintes encargos:

  • Comunidade de N. S. do Perpétuo Socorro (Patos – 1994/2001)
  • Paróquia de São Sebastião (Catingueira – 1994)
  • Paróquia de N. S das Dores (Mãe D’água – 1995)
  • Paróquia de São Pedro (Patos- 1995)
  • Paróquia de N. S. de Fátima (Patos – 1996/1997)
  • Paróquia de São Miguel (Civita, Itália – 1998/2000)
  • Paróquia de São Sebastião (Condado – 2001)
  • Paróquia de Santo Antônio (Patos – 2002 até 2008)
  • Coordenador Diocesano de Pastoral
  • Reitor do Seminário Propedêutico São José
  • Diretor da Escola Teológica Pe. Assis
  • Diretor Espiritual Diocesano do Encontro de Casais com Cristo.
  • Professor de Exegese do Novo Testamento no Seminário Arquidiocesano da Paraíba (João Pessoa – PB); Seminário Arquidiocesano de Mariana (MG); Sedac (Cuiabá – MT); Instituto São Tomás de Aquino, PUC-Minas e Faje (Belo Horizonte – MG).
  • Secretário Nacional da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil).

 

Aos 20 de maio de 2015 o padre Paulo Jackson Nóbrega de Sousa foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Garanhuns.

 

Sua sagração episcopal ocorreu no dia 18 de julho de 2015 às 18h, no Largo Dom Gerardo Andrade Ponte, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, Diocese de Patos – PB. A ordenação episcopal foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo e teve como Bispos co-ordenantes Dom Eraldo Bispo da Silva, Bispo da Diocese de Patos, e Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo da Diocese de Petrolina. Participaram da ordenação episcopal outros dezoito bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB.

 

Posse Canônica

Sua posse canônica aconteceu no dia 23 de agosto de 2015 às 16h, na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns.

 

Salvo engano, Dom Paulo foi o segundo bispo natural da região, tendo Dom Fernando Gomes dos Santos, sido o primeiro, ainda na década de quarenta (1943).

 

Na última segunda-feira, 17/12, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa comemorou na Catedral de Garanhuns, sua sé episcopal, o seu jubileu de prata sacerdotal.  Dom Paulo foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1993.

 

No próximo sábado, 29/12, às 19hs, ele celebra Missa Solene de Ação de Graças comemorando sua primeira Missa celebrada na Igreja de São José de Espinharas, cuja paróquia comemora naquela data os seus dez anos de instalação. No sábado também se comemora o aniversário natalício do Padre Antônio Evandro de Oliveira, pároco local. No domingo 30/12, às 8:00 da manhã, dom Paulo celebra Missa Solene de Ação de Graças, na Matriz  de Fátima, em Patos.

 

Comentário do programa –  Dom Paulo forma na linhagem de grandes sacerdotes que a cidade de Patos conheceu ao longo da sua existência, desde o famoso Padim Padre, até hoje. (LGLM)

PS: Erramos. Dom Paulo Jackson tem apenas 49 anos e jamais casou. Só com a Igreja. Foi a maior “furada” que dei numa manchete em quarenta anos de jornalismo. Ainda bem que vocês estão atentos.(LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *